Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 24 de Novembro de 2021 às 11:38
Por: Protásio de Morais | Secom-MT

    Imprimir


Entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Cine Teatro Cuiabá, Ana Botafogo, Cícero Gomes e Liana Vasconcelos

A | A

Mais uma vez a arte da dança se renova e vibra com a tradicional Mostra de Dança de Mato Grosso, que neste ano chega a sua 14ª edição. O evento que é uma vitrine de produções atuais e já consagradas dos repertórios de grupos locais, oxigena o segmento ao ponto em que promove a interação entre artistas de Mato Grosso e outros grandes nomes da dança no Brasil.

Entre os dias 03 e 05 de dezembro, no Cine Teatro Cuiabá, os primeiros bailarinos e a bailarina contratada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo (Embaixadora da Dança no Rio de Janeiro), Cícero Gomes e Liana Vasconcelos, respectivamente, e ainda, o diretor do Malosá Studio de Dança, André Malosá - referência na capital paulista -, integram a programação.

Com patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a Mostra de Dança abre oficialmente no dia 03, às 20h.

À ocasião, no palco do Cine Teatro ecoará a linguagem universal do corpo, com apresentações da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Espaço Roda – Arte e Expressão, Estúdio Claz - Clara Azevedo, Escola de Dança Caroline, Grupo de Siriri Flor de Atalaia, Ópera Ballet, Dreams Ballet, Cia de Dança Rodinei Barbosa e Corpo Livre de Dança, grupos que representarão a capital mato-grossense.

Companhias de dança de outras regiões também são convidadas, caso da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste, Cia Najmah al Nureen, de Chapada dos Guimarães, Laura Cristina Ballet, de Rondonópolis, Grupo de Dança de Rua Hypnoze Break, de Cáceres, e Projeto Constellation/Cenprhe, de Várzea Grande.

O público poderá apreciar ainda, apresentação do Studio Malosá (SP).

No dia seguinte, às 17h tem apresentação do espetáculo “Ballet suíte - Lá fille Mal Gardeé”, com música de Ferdinand Herold, adaptado especialmente para a ocasião em um Ato. O público terá nova chance de assisti-lo no dia 5 de dezembro, às 20h.

Sophia Lustre e Diego Siqueira integram a programação
Créditos: Hugu Silveira

Nos dias 3 e 4 também ocorrem as oficinas de dança com Ana Botafogo, Cícero Gomes e Liana Vasconcelos. Interessados podem buscar mais informações sobre as inscrições, nos telefones (65) 99943-7748 e 3322-2426.

No dia 5, Ana Botafogo fala ao público em palestra especial, às 10h. Toda a programação da mostra é gratuita.

Contribuição

Idealizadora do evento ao lado do professor, coreógrafo e produtor cultural, Kelson Panosso, Maria Hercília ressalta que sempre foi objetivo da mostra, promover o fortalecimento do segmento da dança. A mostra é um dos projetos da Cidarta (Cia das Artes e Associados).

“Nosso ideal é valorizar, preservar e difundir a identidade cultural de Mato Grosso, inserindo o Estado no cenário artístico da dança, nacional e internacional, possibilitando o intercâmbio e a reunião de diferentes culturas, além da reciclagem e o amadurecimento das artes”, diz ela.

Kelson destaca que não há como dissociar o fortalecimento do segmento, da popularização dos diversos estilos da dança. “A mostra, além de defender valores artísticos, desperta o interesse de jovens e profissionais que almejam a educação através da dança e das artes em geral. É também um excelente instrumento na formação de plateias, sensibilizando e impulsionando gestores públicos, produtores, artistas e público em geral sobre a importância da qualificação da dança e a sua devida regulamentação”.

Todos os eventos da mostra serão transmitidos pelo canal do Grupo Cidarta no YouTube e Facebook.

Acompanhe as atualizações sobre o evento em @grupocarolineoficial (Instagram) / @grupocidarta (Facebook) e no site www.grupocidarta.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448584/visualizar/