Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 29 de Novembro de 2021 às 13:10
Por: Por Helena Corezomaé, g1 MT

    Imprimir


Hoje é comemorado o Dia Nacional da Onça-pintada — Foto: Leen Gillis
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Onça-pintada — Foto: Leen Gillis

A pandemia da Covid-19 mudou o comportamento da população e um deles, segundo o diretor da ONG Panthera Brasil, Rafael Hoogesteijn, que trabalha na preservação das onças-pintadas no Pantanal, foi o de explorar mais o turismo regional e nacional.

“Com a pandemia teve muitos brasileiros que vieram visitar o Pantanal, muito mais do que em outros anos. Antes, era muito estrangeiro e poucos brasileiros, mas neste ano essa situação mudou e teve visitação muito maior de brasileiros”, explicou.

O Pantanal é uma referência no turismo de observação, sendo a região de Porto Jofre, em Poconé, reconhecida internacionalmente como o melhor lugar do mundo para observar uma onça pintada em seu habitat natural. Porém, de acordo com Rafael, ainda não é o destino preferido dos brasileiros, sendo a região uma preferência dos estrangeiros.

“Estava difícil viajar para fora do país com as restrições e isso possibilitou que os brasileiros pudessem conhecer mais o Brasil. Tem poucos brasileiros que conhecem o Pantanal, apesar da região ser fantástica. Na América Latina não tem nada igual ao Pantanal, não tem comparação”, afirmou.

Maioria dos animais da espécie vive no Pantanal — Foto: Leen Gillis

Maioria dos animais da espécie vive no Pantanal — Foto: Leen Gillis

De acordo com Rafael, 2020 foi um ano ‘morto’, mas em períodos anteriores o turismo em Poconé, na região de Porto Jofre, chegou a movimentar US$ 7 milhões anualmente com a visitação de brasileiros e estrangeiros.

Segundo o biólogo Fernando Tortato, doutor em ecologia e conservação da biodiversidade e pesquisador associado a ONG Panthera, essa atividade econômica é recente e não tem mais de 20 anos, mas vem crescendo significativamente nos últimos anos.

“É uma atividade que tem um potencial tremendo em Mato Grosso. Representa uma receita de milhões de dólares todos os anos e traz um benefício grande para conservação da onça-pintada, porque agrega um valor para a espécie e traz para o debate a importância de se conservar a espécie”, afirmou.
Turismo de observação de onças tem crescido — Foto: Leen Gillis

Turismo de observação de onças tem crescido — Foto: Leen Gillis

O turismo de observação de onça-pintada se concentra no período de seca, que vai de junho até outubro. Contudo, Fernando afirma que também é possível visitar a região em época de cheias dos rios, mas a chance de ver uma onça é menor.

“O turista tem que vir até Poconé. Ele pega a rodovia Transpantaneira, que é um atrativo lindo, a estrada por si só é legal para percorrer devagar e ir observando a fauna. No fim da estrada tem a localidade de Porto Jofre, que tem várias pousadas e pessoas que oferecem passeios de barco”, explicou.


Dia da Onça-pintada

Nesta segunda-feira (29), é comemorado o "Dia Nacional da Onça-pintada". A data foi instituída em 2018 pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural da espécie.

Ainda em 2018, essa data tomou proporções ainda maiores, sendo que durante a COP-14 foi declarada oficialmente como o Dia Internacional da Onça-pintada.

Pesquisas apontam que porte de onça-pintada muda de acordo com região — Foto: Arte TG

Pesquisas apontam que porte de onça-pintada muda de acordo com região — Foto: Arte TG

As maiores onças do Brasil se encontram no Pantanal. Pesquisadores já estudaram um indivíduo macho que pesava 148 kg

A ‘rainha das matas’ é símbolo da conservação da biodiversidade brasileira, habitando quase todos os biomas do país (exceto o Pampa, onde foi extinta). Um dos animais mais “famosos” da fauna possui características e comportamentos interessantes, por isso o Terra da Gente reuniu cinco curiosidades para você se encantar ainda mais com esse felino extraordinário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448725/visualizar/