Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 29 de Dezembro de 2021 às 17:29
Por: Dayanne Santana | Secel-MT

    Imprimir


Obra presente na exposição
Obra presente na exposição "Originários", da artista Nadja Lammel - Foto por: Divulgação

A Galeria de Artes Lava Pés recebe a exposição “Originários”. O lançamento será no dia 04 de janeiro, a partir das 17h30. Com curadoria de Guilherme Chaves, a mostra apresenta pinturas e esculturas contemporâneas propostas pelas artistas Kaya Agari, Nadja Lammel e Odete Venâncio. A exposição segue aberta para visitação até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

A exposição é a construção de um mundo paralelo, delineando uma comunidade de obras de arte contemporâneas em constante mudança. Algumas obras têm múltiplas partes, outras mudam ao seu próprio ritmo à medida que a exposição acontece.

No centro da mostra está a fundamentação nos conceitos de terra, território indígena, povos tradicionais e folclore. Ir além do mero reconhecimento da terra e do território, aqui significa oferecer instruções para sentir e ouvir as histórias indígenas e dos povos tradicionais que perturbam o imaginário colonial e atual.

As artistas

Ana Patrícia Karuga Agari, “Kaya Agari”, nasceu em Cuiabá (MT) e estuda na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também é ativista pelos direitos indígenas. Dedica-se desde 2011 à pintura e produz a partir de técnicas como óleo sobre tela e pintura mural. Esteve em exposições pelo Brasil na Pinacoteca de São Paulo, artista convidada SP Arte 2021 e galerias pelo Brasil e América Latina (Bolívia, Peru e Equador).

A artista destaque no Brasil nos últimos anos, Nadja Lammel, graduada em Arquitetura e Urbanismo, nasceu na região Amazônica, ao norte de Mato Grosso. Nadja utiliza técnicas como óleo sobre tela, aplicação de mosaico – espelho e graffiti. Expõe em museus e galerias pelo Brasil e recentemente participou da semana de arte Art Basel em Miami – EUA, renomado evento de artes visuais no mundo. Cyberpunk é o tema da sua nova série-coleção e transita entre o real e o cibernético.

Odete Venâncio é uma importante artista visual graduada pela Unemat, que reside em Mato Grosso e se destaca principalmente, ao se voltar para o estudo e valorização da temática indígena e abordar símbolos regionais com grande sensibilidade artística. Participou de diversos salões de arte em Mato Grosso, onde obteve destaque pela originalidade e qualidade técnica acadêmica.

Serviço

Lançamento da exposição “Originários”

Quando: 04/01/2022 (terça-feira), a partir das 17h30

Local: Local: Galeria de Artes Lava Pés, localizada na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na Avenida José Monteiro de Figueiredo, nº 510, bairro Duque de Caxias, em Cuiabá

Visitação: de 04/01 a 28/02 (segunda a sexta-feira), das 08h às 18h

Agendamentos: ateliedeprojetosmt@gmail.com

Informações: (65) 99915-7713 / 99640-7713 / 3025 1235

*Com informações da assessoria





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/449442/visualizar/