Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 19 de Janeiro de 2022 às 17:55
Por: Da Assessoria/AMPA

    Imprimir


A conectividade no campo irá levar a produção agropecuária a novos paradigmas. Atualmente, 90% da área agrícola de Mato Grosso não tem cobertura de internet. Para garantir que a tecnologia 4G chegue até a lavoura, um protocolo de intenção entre entidades do agro e o governo foi assinado nessa terça-feira (18), para garantir a inclusão digital na área rural.

O compromisso firmado, por meio da parceria público-privada irá levar a conectividade para 10 milhões de hectares, que é apenas a primeira etapa do programa MT Conectado. O consultor do programa, Sérgio Dutra, explica que estudos técnicos identificaram que o melhor custo-benefício para cobertura da área rural, atualmente, é o 4G na frequência de 700 MHz, compatível com a evolução para o 5G.

Sérgio destaca ainda que a conectividade no campo auxiliará o produtor a ter mais eficiência na produção, além de garantir uma comunicação em tempo real para negociação da safra e no acompanhamento do clima. Ele explica, que, atualmente, os escritórios das fazendas até contam com internet, porém, quando se está na lavoura não há sinal, impossibilitando a resolução de problemas com mais agilidade, evitando até mesmo prejuízos. Outra vantagem será a possibilidade de treinamento à distância.

“A chegada da tecnologia 4G no campo irá dar maior eficiência ao produtor, que poderá fazer várias coisas ao mesmo tempo, cuidar de vários assuntos e estar na lavoura acompanhando o plantio ou a colheita, além de acompanhar os valores das safras e poder fazer melhores negócios, mesmo estando no meio do campo”, argumenta.

O protocolo de intenção assinado com o governo tem como objetivo fixar os parâmetros a serem observados durante toda a etapa de planejamento, infraestrutura e prestação de Serviço Móvel Pessoal (SMP), em 4G, na frequência de 700MHz, com capacidade de evolução para 5G, incluindo serviço de voz e internet banda larga de alta qualidade, em todo território mato-grossense, chegando às sedes de todos os municípios, distritos e boa parte da área rural, bem como as principais vias públicas.

A iniciativa, denominada Mato Grosso Conectado, será uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A parceria foi firmada pela MT PAR, Ampa, Acrimat, Aprosoja, Famato e Fiemt.

O presidente da Ampa, Paulo Sérgio Aguiar, destaca que a conectividade no campo significa ter infraestrutura, inovação e conhecimento, promovendo o avanço tecnológico no campo. “A produção está cada vez mais tecnológica e precisamos fazer com que a conectividade esteja presente para garantir processos mais eficientes, por meio de máquinas conectadas, garantindo assim a ampliação da nossa produção, com mais eficiência”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/449793/visualizar/