Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 16 de Fevereiro de 2022 às 13:39
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Governo de Roraima
Produção agrícola aumentou, enquanto a pecuária teve queda — Foto: Governo de Roraima
Produção agrícola aumentou, enquanto a pecuária teve queda — Foto: Governo de Roraima

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso deve chegar a R$ 210 bilhões em 2022. O número é 17% maior do que no ano passado, conforme estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgada nessa terça-feira (15).

MT se mantém na liderança da produção agrícola — Foto: Reprodução

MT se mantém na liderança da produção agrícola — Foto: Reprodução

Mato Grosso se mantém na liderança, com a maior expectativa de crescimento. A produção de soja representa quase a metade desse valor movimentado, mas tem outras culturas que contribuíram com esse aumento, como a do algodão e do milho.

O estado é o maior produtor agrícola do país.

O Valor Bruto da Produção estimado pelo Mapa é mais de 60% maior o de dois anos atrás.

Se a previsão se confirmar, o Brasil pode movimentar mais de R$ 1,2 trilhão, o valor é 4,3% maior do que no ano passado. O setor agrícola teve aumento de 10%. Já a pecuária teve redução de 8,6%. A contribuição das lavouras com o VBP é bem maior, 72%, e da pecuária, 28%.

Ranking dos alimentos de acordo com o Valor Bruto da Produção estimado pelo Ministério da Agricultura — Foto: Reprodução

Ranking dos alimentos de acordo com o Valor Bruto da Produção estimado pelo Ministério da Agricultura — Foto: Reprodução

Centro_Oeste>Mato_Grosso_4__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: initial; max-width: 100%; text-align: center; width: 970px; height: 250px;">

A soja aparece no topo do ranking dos alimentos que mais movimentam a economia do país. O valor comercializado é o dobro que o da segunda cultura da lista, que é o milho. (Veja na imagem acima)

Conforme o Ministério da Agricultura, as expectativas de produção são boas e os preços, favoráveis para produtos como algodão, café, amendoim, cana-de-açúcar, laranja e milho. "Destacam-se algodão com crescimento real do VBP de 35,1%, amendoim 14,2%, banana 16,9%, café 64,1% cana-de-açúcar 31,6%, laranja 7,0%, milho 21,9%, e tomate, 21,4%. Esses resultados, até mesmo excepcionais de alguns produtos, colocam esse grupo em grande destaque, como responsável por puxar o crescimento neste ano", diz.

LEIA MAIS

O que é VBP?

O VBP mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento. Calculado com base na produção da safra agrícola e da pecuária, e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil.

O valor real da produção, descontada a inflação, é obtido pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas. A periodicidade é mensal com atualização e divulgação até o dia 15 de cada mês.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/450326/visualizar/