Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 19 de Fevereiro de 2022 às 07:55
Por: Por TV Centro América

    Imprimir


Florestas plantadas se tornam tendência no norte do estado — Foto: TV Centro América
Florestas plantadas se tornam tendência no norte do estado — Foto: TV Centro América

As florestas plantadas estão se tornando uma atividade crescente no norte do estado. As finalidades disso são sentidas na produção de madeira para mourões e construções de móveis, além da produção de biomassa.

É isso que o casal no município de Vera, a 486 km de Cuiabá, está investindo. Segundo o produtor Rogério Francisco Friedrich, o eucalipto clonado tem dado saldo positivo. “Em 2000, eu resolvi investir no eucalipto. Plantei uma parte semente e uma outra de eucalipto clonado, mas só esse último deu um resultado bom”, disse.

A esposa dele, Iglesia Frey Friedrich, além de trabalhar como professora, ela também ajuda o esposo no campo. “A madeira começou a ficar cada vez mais escassa na região e o primeiro foco foi realmente em termos uma atividade na indústria madeireira de modo sustentável, onde a gente estaria produzindo para o mercado”, contou.

De acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurel Behling, o eucalipto é o melhor cultivo para produzir biomassa. “Então, você consegue produzir uma biomassa com um custo atrativo e com um apelo ambiental, de ser uma biomassa renovável”, explicou.

Eucalipto é o melhor cultivo para produzir biomassa, segundo pesquisador — Foto: TV Centro América

Eucalipto é o melhor cultivo para produzir biomassa, segundo pesquisador — Foto: TV Centro América

Ele ainda reforçou que o setor de florestas plantadas não veio para competir com as áreas de produção de grãos.

“Mas para complementar as áreas mais marginais da produção de grãos. Geralmente, aquele talhão onde o produtor tem dificuldade de conseguir manter a sua média de produção, áreas mais arenosas ou de pastagem degradas podem ser usadas para as florestas plantadas”, disse.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/450407/visualizar/