Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Terça - 26 de Abril de 2022 às 16:46
Por: Graciele Leite | Secel-MT

    Imprimir


O professor Natalino Ferreira Mendes

A | A

Recordações e histórias em torno do poeta, jornalista, historiador e memorialista cacerense Natalino Ferreira Mendes (1924-2011) são apresentadas no documentário sobre sua vida e obra, que será exibido nesta terça-feira (26.04), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. Além do filme, a programação gratuita conta apresentação do pianista Arthur Scharneski.

Selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” foi dirigido por Leonardo Sant’Ana e produzido com recursos da Lei Aldir Blanc.

Pioneiro ao escrever sobre a história de Cáceres, Professor Natalino, como era conhecido, retratou a cidade em prosa e verso, além de ter dedicado sua vida a serviços prestados na educação, ao poder público e à comunidade cacerense. Ele participou ativamente do desenvolvimento de instituições de ensino, retratou as belezas naturais da região e foi responsável pelo registro e salvaguarda de acervos importantes para história de Mato Grosso. Com depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida dele e usando recursos como dramatização e ilustrações animadas, o documentário repassa momentos marcantes da vida desse importante Mestre da Cultura de Mato Grosso.

Márcio Castrillon interpreta Natalino Ferreira Mendes
Créditos: Divulgação

Além do filme, o projeto aprovado no edital contempla a publicação de dois volumes do livro “Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória”, de autoria de Natalino Ferreira Mendes. Também foi lançado o site www.natalinoferreiramendes.com.br , que disponibiliza informações e downloads gratuitos sobre a vida e obra do Professor Natalino.

Encontros com Cinema

A exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura”, no Cine Teatro Cuiabá, integra o projeto “Encontros com Cinema”, com sessões disponíveis para o público toda terça-feira, às 19h30.

Em 2022, além da sessão “Realizador@s de Mato Grosso” e da exibição de produtos audiovisuais mato-grossenses produzidos por meio da Lei Aldir Blanc, o projeto “Encontros com Cinema” manterá exibições mensais em parceria com a Vitrine Filmes.

Na próxima terça-feira (03.05) será exibido “Alemão 2”, filme dirigido por José Eduardo Belmonte, produzido por Rodrigo Teixeira (da RT Features) e com Vladimir Brichta, Gabriel Leone e grande elenco.

Serviço

Exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” (MT. 2021. 36’) e performance musical do pianista Arthur Scharneski.

Data: Terça-feira (26.04), às 19h30

Local: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá)

Entrada gratuita

Mais informações: 65 2129-3848

(Com informações da assessoria)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/451826/visualizar/