Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 27 de Outubro de 2022 às 10:22
Por: Por Luiz Gonzaga Neto, TV Centro América

    Imprimir


Governo vai até Assembleia para discutir ajustes no orçamento do próximo ano
Governo vai até Assembleia para discutir ajustes no orçamento do próximo ano

O governo estadual e a Assembleia Legislativa ainda discutem o orçamento do estado para 2023. O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, foi tentar convencer os deputados de que tem motivos para enviar uma previsão moderada em relação às receitas projetadas para o próximo ano.

O secretário de Fazenda, Fábio Pimenta, também esteve na Assembleia nas negociações. Os deputados consideraram que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) veio abaixo do valor já executado neste ano e, por isso, precisava de novos ajustes.

Quando o orçamento é previsto menor que a realidade, também são menores as fatias para investimentos em áreas importantes, como saúde e educação, sendo que são exigidas por lei. Além disso, as emendas impositivas também entram na conta dos parlamentares.


Apesar da reclamação dos deputados, Gallo anunciou que o governo não vai mexer no valor do orçamento de 2023. Isso se deve à previsão de um cenário econômico cheio de incertezas para o ano que vem.

“O ICMS é uma arrecadação similar ao que vai acontecer nesse ano, porque houve dois impactos. O primeiro foi da redução que o governo fez em janeiro e depois em junho houve aprovação de leis pelo Congresso. Isso está explicado pela equipe técnica do governo. A nossa ponderação é de moderação nesse momento, de não sermos otimistas com recurso alheio e frustrar fornecedores", afirmou.

Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) — Foto: Assessoria

Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) — Foto: Assessoria

Centro_Oeste>Mato_Grosso_4__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: initial; max-width: 100%; text-align: center;">

Contudo, se a arrecadação for, de fato, maior do que o previsto, como avaliam alguns deputados, o governo vai ter pouca liberdade para mexer nesse dinheiro.

Apesar do trabalho nos gabinetes, não teve sessão nesta quarta-feira (26) por causa da eleição para presidente da República no próximo domingo (30). As sessões foram canceladas até passar o segundo turno porque houve discussão entre deputados bolsonaristas e lulistas no plenário da última sessão.

Com isso, na próxima quinta-feira (3), haverá duas sessões no mesmo dia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/455047/visualizar/