Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 17 de Novembro de 2022 às 16:26
Por: Lucas Rodrigues | Secom-MT

    Imprimir


Diretor da ONU, Angus Mackay, elogia trabalho de MT

A | A

O diretor do Programa do Escritório Verde e Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), Angus Mackay, afirmou que os resultados obtidos pelo Governo de Mato Grosso na preservação ambiental são "um sucesso" e deveriam se expandir pelo país. A fala ocorreu durante reunião na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), em Sharm El Sheik, no Egito, nesta quinta-feira (17.11).

Angus Mackay destacou o trabalho realizado por meio do programa Page (Parceria para fortalecimento da Economia Verde), concretizada entre Mato Grosso e a ONU.

"Conhecer vocês é uma experiência significativa e única, porque vocês trabalham em nível regional. O que Mato Grosso puder compartilhar é muito significativo. Um programa como esse, com esse nível de dimensão territorial, só conheço um, na China, e já que vocês conseguiram esse grande sucesso regional, nossa sugestão é exportar essa ideia e expandir para os outros estados e nacionalmente", disse ele.

Por meio do programa Page, o Governo de Mato Grosso atuou em áreas como Agricultura Familiar, Turismo Sustentável, uso de Energias Renováveis, Planejamento do Ordenamento Territorial, estruturação de Política Florestal, e estabeleceu parâmetros para Etnoturismo, Selo Verde e Compras sustentáveis em MT.

"É uma grande satisfação estar estreitando essa relação com vocês. Ficamos impressionados com o entusiasmo desse grupo e gostaríamos de congratular toda a equipe que faz parte do projeto", completou.

O governador Mauro Mendes destacou que a sugestão do diretor da ONU será possível de implementar junto ao Consórcio da Amazônia Legal, que abrange os nove estados que possuem território na floresta amazônica.

"Queremos ampliar essa política, e acredito que pelo consórcio conseguiremos, pois é para o bioma amazônico que o mundo está com os olhos voltados. Podemos dar exemplo de preservação e de respeito aos povos que vivem na região", pontuou.

Também participaram da reunião a primeira-dama Virginia Mendes; o suplente eleito de senador, Mauro Carvalho; o deputado estadual Max Russi; os secretários de Estado Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Rogério Gallo (Casa Civil); o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar; o procurador federal Erich Masson; e o cacique indígena Rony Paresi.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/455489/visualizar/