Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 02 de Dezembro de 2022 às 05:57

    Imprimir


Os dados sobre queimadas e desmatamento no Brasil divulgados são provenientes do Inpe
Os dados sobre queimadas e desmatamento no Brasil divulgados são provenientes do Inpe

A área desmatada em Mato Grosso em 2022 teve redução de 13,8% em comparação com o ano passado.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado preciso para medir as taxas anuais, e representa a medição oficial do país.

O período apurado vai de agosto de 2021 a julho de 2022, completando 12 meses.

A comparação é feita com o mesmo período do ano anterior.

Para Mato Grosso, o resultado positivo aponta que a política de tolerância zero com o desmate ilegal, e os investimentos do governo estadual na fiscalização, eficiência do licenciamento ambiental, e monitoramento por satélite, têm surtido efeito.

"Neste ano, foram mais de R$ 60 milhões investidos em ações de combate e controle, mas também em estratégias de prevenção ao desmatamento, como o desaparelhamento de infratores com a apreensão de maquinários, e operações com foco em identificar e frear o desmatamento ainda no início", explica o secretário Executivo da Sema, Alex Marega.

No período de 2021/2022, foi identificado o corte de 11,5 mil km², enquanto a área identificada em 2020/2021 foi de 13 mil km².

Nos últimos 20 anos, a redução foi de 85% na área desmatada no Estado.

Atualmente, Mato Grosso mantém 62% de seu território inteiramente preservado, mesmo sendo o principal produtor de commodities do país.

A eficiência no licenciamento ambiental também contribui com o aumento da legalidade no campo.

No primeiro trimestre deste ano, a abertura legal de áreas chegou a 38% do desmate registrado no estado. Este índice era de cerca de 5% em 2018.

O desmate legal ocorre dentro do que prevê o Código Florestal, que é a legislação ambiental mais restritiva do Mundo.

No bioma Amazônia, uma propriedade particular deve preservar 80% da floresta em pé, e pode suprimir a vegetação de 20% da área após o processo legal de autorização do órgão ambiental estadual.

RESULTADOS - Mato Grosso recebe recursos internacionais como pagamento por resultado na redução da emissão de gases do efeito estufa e valorização da floresta, por meio do Programa REM MT (Programa Programa REDD+ For Early Movers).

A plataforma de Monitoramento por Imagens de Satélites, que detecta de forma rápida toda a mudança de vegetação no território estadual, foi financiada pelo Programa, assim como a retirada de maquinários de infratores e a aquisições de insumos que apoiam a ação estadual no enfrentamento ao desmate ilegal e incêndios.

Acesse a Nota Técnica do Inpe/Prodes AQUI.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/455813/visualizar/