Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 12 de Janeiro de 2023 às 16:30
Por: Graciele Leite | Secel-MT

    Imprimir


A | A

O curta metragem ‘Caminhos Ciganos’, selecionado no Edital Audiovisual 2021, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está em fase final de produção e deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

O filme traz uma abordagem sobre culturas e identidades ciganas do Brasil, Portugal e França, frutos de uma viagem do diretor Aluízio de Azevedo, que é da etnia Calon.

O diretor conta que a viagem de produção do curta metragem também foi uma busca pelo fortalecimento de sua identidade e ancestralidade. Percorrendo comunidades, conviveu com personagens e cotidianos, vivenciou manifestações culturais, modos de vida e tradições, além de captar as emoções dos encontros de pessoas que vivem em países diferentes e separadas por muito tempo.

“O filme traz uma narrativa poética e intimista. Em 2017, percorremos inúmeras cidades, cruzamos e conversamos com personagens marcantes que encantam pela visão, sabedoria e simplicidade. Nas conversas, eles contam como acontecem suas relações com os não-ciganos, a hibridação e/ou a manutenção das identidades”, pontua.

Após o lançamento, o projeto deve iniciar um circuito de exibições presenciais para as comunidades ciganas que participam, nos municípios de Tangará, Rondonópolis e Cuiabá. Também conta a criação de uma plataforma digital para divulgar informações do filme.

Karen Ferreira, Rodrigo Zaiden e Aluízio de Azevedo

Karen Ferreira, Rodrigo Zaiden e Aluízio de Azevedo





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/456717/visualizar/