Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Abril de 2023 às 18:57
Por: Lorena Bruschi | Sema-MT

    Imprimir


Maquinários apreendidos na Operação Amazônia

Maquinários apreendidos na Operação Amazônia
Crédito - Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu e inutilizou duas máquinas nesta quarta-feira (05.04), após flagrante de limpeza de área embargada em uma fazenda em Nova Ubiratã (473 km distante de Cuiabá). A ação fez parte da Operação Amazônia contra crimes ambientais, e contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

A alteração da vegetação foi identificada por imagens de satélite de alta resolução, o que ocasionou o envio de equipes a campo. Os agentes foram de helicóptero fiscalizar a região, e chegaram no momento que a área estava sendo "arada" para plantio.

A área já havia sido embargada em 2021 pela fiscalização em campo por desmate de 1 mil hectare do Bioma Amazônico. Na época também foram apreendidos dois maquinários e inutilizados, para que não voltassem a ser utilizados no desmate.

A fazenda não possui Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto à Sema, mas a secretaria fiscaliza mesmo áreas de proprietários não identificados. O embargo fica registrado no sistema do órgão ambiental e as penalidades são aplicadas assim que identificado o infrator. O Estado continuou monitorando a área, com o objetivo de responsabilizar os infratores e possibilitar a regeneração da área.

Em 2022 foram feitas três diligências neste local, por órgãos parceiros como o Corpo de Bombeiros Militar e o Batalhão Militar, com o intuito de identificar os infratores, o que é essencial para aplicar a multa e iniciar o processo de responsabilização.

"O Estado utiliza a aeronave no atendimento dos alvos onde o desmatamento e descumprimento de embargos estão em andamento, possibilitando assim uma resposta ainda mais célere no combate aos ilícitos ambientais", destaca a gerente de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento (GPFCD), Graziele Gusmão.

Operação Amazônia
Mato Grosso iniciou a Operação Amazônia, contra crimes ambientais, e mobilizou todas as estruturas estaduais e de parceiros institucionais contra o desmatamento ilegal, e outros crimes ambientais. Foram colocados em campo cerca de 200 servidores com o objetivo de reduzir os índices de desmatamento ilegal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/459055/visualizar/