Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 02 de Junho de 2023 às 17:39
Por: Juliana Carvalho | Sema-MT

    Imprimir


Parque Mãe Bonifácia recebe corrida pelo Meio ambiente, oficinas e jogos

Parque Mãe Bonifácia recebe corrida pelo Meio ambiente, oficinas e jogos
Crédito - Karla Silva | Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza, nos dias 04 e 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A programação se inicia no domingo (04), às 7h, com a largada da corrida Circuito das Estações - Etapa Inverno. Os atletas partirão do Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, para percursos de 5 ou 10 quilômetros na Avenida Miguel Sutil, e retornarão à unidade de conservação.

Após a premiação dos vencedores, a Sema fará a entrega do “Selo Verde” às empresas que alcançaram a qualificação para a certificação. Instituído por meio da Lei n° 8397 de 2005, o selo qualifica as empresas que promovem ações de controle e redução dos impactos ambientais negativos ocasionados pelo empreendimento.

Ainda durante a manhã do domingo, os visitantes poderão escolher participar de oficinas sobre compostagem de lixo ou separação de resíduos sólidos. As crianças serão convidadas a montar animais da fauna silvestre utilizando técnicas de dobradura e colagem.

Os frequentadores do Parque também poderão participar do Jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente” que tem o objetivo demonstrar quais são as atitudes para o cumprimento da legislação Ambiental relacionado aos temas de: Vegetação Nativa, Queimadas, Pesca e Resíduos Sólidos. As atividades foram desenvolvidas para incentivar a adoção de hábitos sustentáveis.

Já na segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada ação de plantio de mudas de árvores nativas para recuperação de nascente. Para cada atleta inscrito na Corrida Pelo Meio Ambiente (Circuito das Estações - Etapa Inverno), uma muda será plantada em uma área degradada de pouco mais de meio hectare ao redor de uma das nascentes que deságuam no córrego Quarta-feira, curso d'água que abastece a lagoa do Parque das Águas.

Do tipo permanente, ou seja, que verte água o ano todo, com insurgências em múltiplos pontos, a nascente a ser recuperada fica ao lado do Detran.

A recuperação terá a orientação técnica da Sema e será feita por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e executado em parceria com o Instituto Ação Verde.


Confira a programação da Semana do Meio Ambiente 2023
04/06/2023 (Domingo)
7h - Largada da Corrida Pelo Ambiente - Circuito da Estações - Etapa Inverno
8h30 - Premiação da Corrida Pelo Ambiente - Circuito da Estações - Etapa Inverno
9h - Entrega do Selo Verde
8h às 12h - Atividades recreativas
  • Oficina de Vaso Compostor Lixo Zero
  • Oficina de Separação de resíduos sólidos recicláveis
  • Oficina Animais da Fauna Silvestre
  • Jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente”
Local: Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia (em frente ao Casarão)



05/06/2023 (Segunda-feira) às 7h30
Ação de Plantio de Espécies Florestais Nativas para recuperação da nascente
Local: Av. Helio Ribeiro,1400 acesso a Diretoria de Saúde da Polícia Militar (ou via esquina com sede do Detran) | Cuiabá-MT





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/460108/visualizar/