Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Junho de 2023 às 13:33
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Taiguara Luciano/Acervo MHNMT

Programação que inclui oficinas educativas e atividades interativas organizada pelo Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, visa o engajamento da população na luta contra a poluição plástica, contribuindo para um futuro mais sustentável. A programação do “Mês Sustentável” no Museu se une a comemoração do 50º aniversário do Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que esse ano traz o tema: “soluções para a poluição plástica”. Público de todas as idades podem participar das atividades de forma gratuita durante todo o mês de junho.

A produção de lixo, especialmente, causada pelo plástico, tem se tornado uma preocupação crescente em todo o mundo, afetando negativamente a fauna, a flora, o ar, os mares, os rios e o modo de vida de comunidades por todo o mundo. De acordo com a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente, sendo que menos de 10% desse material é reciclado.

Como uma instituição comprometida com a conscientização ambiental e a preservação da natureza, o Museu de História Natural de Mato Grosso preparou uma série de atividades para todo o mês de junho, visando envolver a comunidade local na luta contra a poluição plástica. Através de atividades participativas que trazem alternativas fáceis e criativas de como reduzir, reutilizar e reciclar resíduos plásticos, o Museu busca inspirar, principalmente os mais jovens, a adotarem um estilo de vida mais consciente e sustentável. A programação é gratuita e aberta a todos os interessados.

A curadora do Museu, Vitória Ramirez Zanquetta, fala da importância dos museus se engajarem nessas ações globais e estarem atentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. “As instituições museológicas devem ser aliadas na promoção de ações de educação socioambiental. É fundamental que os museus proponham atividades de reflexão sobre os impactos, muitas vezes irreversíveis, que o ser humano causa no meio em que vive, de modo que esses espaços sejam agentes ativos na construção de uma nova consciência ambiental”, afirma.

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, lembra que a preservação e a sustentabilidade são pilares fundamentais da atuação do MHNMT. “Estamos comprometidos com a preservação ambiental desde a criação do Museu. Por isso, realizamos uma série de atividades durante todo o ano, visando engajar a comunidade, promover a conscientização e, ao mesmo tempo, fomentar a formulação de soluções locais para as mudanças climáticas”, considera.

A programação do “Mês Sustentável” é para todas as idades. As inscrições para as oficinas serão liberadas nas quartas-feiras que antecedem a realização das atividades. Para se inscrever, basta acessar o link disponível na biografia do Instagram do Museu: @museuhistorianaturalmt.

Veja programação completa;

“Dia Sem Plástico”

No dia Internacional do Meio Ambiente, o Museu convida você para participar do “Dia Sem Plástico”. Esse movimento busca conscientizar a comunidade sobre a importância de buscar soluções para a poluição plástica. Ao não utilizar plástico neste dia, você estará contribuindo ativamente para a preservação do meio ambiente, contamos com você!

Vivência Sustentável + criatividade – com Tálita Palácio

Uma tarde criativa no Museu para falar e fazer sustentabilidade. Ser sustentável é pensar na nossa casa, nossas árvores, nosso bairro e nossa cidade. Juntos podemos pensar e construir um mundo melhor. Nessa tarde, vamos conhecer um pouco de cada um de nós e pensar como transformar os nossos hábitos para uma vida mais sustentável.

Vamos ter conversa boa, filme e diversão!

Dia: 08 de junho

Horário: 14h às 18h

Área verde do Museu de História Natural de MT

Abertura das inscrições dia 07/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Oficina Ressignificando o Lixo – com Tânia Pardo

Uma oficina para transformar lixo em arte! A partir de um multirão de limpeza da margem do rio Cuiab, vamos separar os resíduos para cirar uma obra única, que inspire um mundo sustentável. Reutilizando latinhas, garrafas, tampinhas e etc, aprenderemos a compor uma tela cheia de cores e texturas.

Dia: 09 de junho

Horário: 9h às 11h

Área verde do Museu de História Natural de MT

Abertura das inscrições dia 07/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Oficina Vasinhos Divertidos em PET – com Danilo Barreto

Contribuir com a natureza e ainda trazer a beleza das plantas para dentro de casa. Essa é a proposta da oficina de reutilização de garrafas PET, que ensinará a produzir vasinhos decorativos a partir de materiais recicláveis. Os participantes aprenderão um modelo de peça, mas terão liberdade para criarem suas próprias versões, levando-os para casa com uma plantinha

Dia: 10 de junho

Horário: 9h às 11h

Área verde do Museu de História Natural de MT

Abertura das inscrições dia 07/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Oficina de Fanzines: Expressões Criativas

Os participantes vão criar suas próprias fanzines utilizando colagens e pequenos textos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Através das fanzines, os participantes irão informar, inspirar e engajar os leitores, conscientizando sobre a urgência de cuidar do nosso planeta.

Dia: 17 de junho

Horário: 9h às 11h

Área verde do Museu de História Natural de MT

Abertura das inscrições dia 14/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

Yoga no Jardim + Pintando Paisagens – com Amanda Cristie e Cássio Wilker

21 de junho é Dia Internacional da Yoga e para celebrar teremos uma prática gratuita de Hatha Yoga no jardim do Museu!

Depois, acontecerá a oficina de Pintura de Paisagem Mato-grossense, com Cássio Wilker que, por meio da arte, propõe a discussão e a reflexão sobre os biomas do Centro-Oeste e sua preservação.

Dia: 24 de junho

Horário: 8h às 11h

Área verde do Museu de História Natural de MT

Abertura das inscrições dia 21/06 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/460135/visualizar/