Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 11 de Junho de 2023 às 14:41
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Chico Ferreira

Uma equipe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está em Chapada dos Guimarães (65 km ao Norte de Cuiabá) para avaliar o reconhecimento do território como um geoparque global da Unesco.

Com o reconhecimento, Chapada dos Guimarães pode se tornar o sexto geoparque global do país.

O geoparque Chapada dos Guimarães possui como área os limites do município de mesmo nome e é coordenador pela Prefeitura Municipal, por meio de um comitê gestor composto por inúmeras instituições.

Os trabalhos começaram na sexta-feira (9) e seguem até quarta-feira (14).

A avaliação é feita pela geóloga Helga Irina Chulepin Molina pelo geólogo Miguel Angel Cruz Perez.

Para avaliação, eles visitam diversos atrativos do município, como Caverna Aroe Jari, Cidade de Pedra, Geossítio Dinossauros Morro do Cambabe, Parque Nacional, Museu do Santuário de Sant’Ana, além de participarem de programações culturais e reuniões temáticas.

Para o geólogo e professor da UFMT Caiubi Kuhn, um dos pesquisadores responsáveis, Chapada dos Guimarães se enquadra em todos os requisitos para se tornar um geoparque.

“Sua diversificada oferta turística e seu patrimônio natural e cultural propiciam uma vocação para o segmento de turismo de natureza, ecoturismo e turismo de experiência”, disse.

Segundo ele, as rochas da região contam a história de uma antiga cordilheira de montanhas, mares, desertos, vulcanismos e antigos sistemas de rios que, hoje, guardam importantes aquíferos como o do Guarani.

“Na região também existem fósseis de animais marinhos como os braquiópodes e trilobitas, e animais terrestres como os dinossauros”, explicou.

Além disso, conforme Kuhn, o município possui diversas cavernas, cachoeiras, mirantes, saborosa gastronomia, histórias que marcaram a mineração de diamantes nos séculos passados e povo acolhedor.

O professor entende que, com o reconhecimento mundial, o trade turístico será mais valorizado.

“Se tornar um geoparque é uma forma de valorizar e dar mais visibilidade ao território e suas características", afirmou.

O prefeito Osmar Froner avalia que esse patrimônio geológico, paleontológico, ambiental, cultural, destaca o município e desperta para o incremento do fluxo de visitantes a Chapada dos Guimarães, fortalecendo toda a cadeia do turismo.

"Esperamos ser reconhecidos pela Unesco pois a diversidade e grandeza do geoparque de Chapada dos Guimarães localizado no centro-oeste na divisa do portal amazônico poderá contribuir muito na preservação ambiental, nos estudos científicos, na valorização do patrimônio de terceiros, nas oportunidades de exploração turística, na disponibilidade desse imenso patrimônio para a humanidade", disse

Vale destacar que os geoparques globais são áreas geográficas unificadas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Atualmente, existem 195 geoparques globais da Unesco, em 48 países.

No Brasil, há hoje cinco geoparques reconhecidos: Araripe (CE), Seridó (RN) e Cânions do Sul (RS/SC), Caçapava (RS) e Quarta Colônia (RS).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/460226/visualizar/