Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 28 de Setembro de 2023 às 18:22
Por: Mídia News

    Imprimir


Vista aérea da região de garimpo na Terra Indígena Sararé, no Oeste de Mato Grosso
Vista aérea da região de garimpo na Terra Indígena Sararé, no Oeste de Mato Grosso

O Ibama destruiu 22 escavadeiras hidráulicas e 23 dragas em mais uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, no Oeste de Mato Grosso.

A ação resultou ainda na inutilização de três motos e uma balsa de mergulho.

A fiscalização, que começou na segunda-feira (25), ocorreu em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Funai, Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Militar de Mato Grosso.

Em julho, já haviam sido inutilizadas 21 escavadeiras hidráulicas e 25 motores estacionários.


A TI Sararé está localizada nos municípios de Conquista D'Oeste, Nova Lacerda e Via Bela da Santíssima Trindade. Aárea foi homologada em 1985 e é ocupada tradicionalmente pelo povo Nambikwara.

Em 2023 houve expressivo aumento de alertas de garimpo no território. De acordo com a plataforma +Brasil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entre janeiro e setembro a TI Sararé registrou 1.104 alertas, o que corresponde a 4,79 km² de área destruída. No mesmo período de 2022 foram registrados 150 alertas, aumento de 636%.

Esse aumento pode ser explicado pela intensificação da atuação do Ibama nas demais áreas de garimpo, como na TI Yanomami e região do Tapajós, forçando a migração da atividade garimpeira para áreas que estavam fora do foco da fiscalização.

A facilidade logística para acesso à TI Sararé também é fator chave para a ampliação rápida da atividade ilegal na área.

A TI Sararé ocupa, neste ano de 2023, o segundo lugar no ranking de alertas de garimpo dentre todas as TIs do Brasil, ficando apenas atrás da TI Kayapó, que contabilizou 1.351 alertas, seguida pelas TIs Yanomami e Munduruku.

Em todas essas TIs houve queda nos alertas de garimpo, com exceção da TI Sararé, onde foi registrado expressivo aumento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/461691/visualizar/