Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 09 de Novembro de 2023 às 19:25
Por: Por Camila Freitag e Amábile Monteiro*, g1 MT e TV Centro América

    Imprimir


Projeto foi realizado pela primeira vez entre 2008 e 2013 — Foto: Reprodução
Projeto foi realizado pela primeira vez entre 2008 e 2013 — Foto: Reprodução

Pesquisadores de Cuiabá e de Alta Floresta, a 800 km da capital, descobriram uma possível nova espécie de planta para Amazônia e três novos registros de variedades botânicas para Mato Grosso, durante retomada de pesquisa para o ‘Programa Flora Cristalino’, criado há 13 anos para o estudo e descoberta de vegetação desconhecida.

A lista de plantas das Reservas Particulares de Patrimônio Natural Cristalino (RPPNs) foi produzida, pela primeira vez, entre 2008 e 2013, quando fizeram pesquisas em uma área de 187,71 mil hectares e coletaram 3,5 mil espécimes, ao longo dos cinco anos de análise.

A iniciativa é de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Alta Floresta e do Herbário da Amazônia Meridional (Herbam).

Segundo a bióloga, pesquisadora da UFMT e coordenadora do projeto, Ana Kelly Koch, a identificação de plantas de uma vegetação é o ponto de partida para qualquer estudo científico, seja da fauna, dos recursos hídricos, do clima e outros.

“Já tem mais ou menos umas 500 coletas, desde as primeiras expedições que a gente começou a fazer, desde junho, em três meses de projeto praticamente”, disse.

Na primeira fase, o Programa Flora Cristalino listou 1.366 espécies de plantas, referentes a 626 gêneros pertencentes à 151 famílias, abrangendo os nove tipos de vegetação encontrados na região, sendo que cinco representam formações florestais, duas campinaranas, um campo rupestre e uma formação pioneira.

Pesquisadores de MT descobrem possíveis novas espécies de plantas para a Amazônia

Cacauí — Foto: Rudimar CiprianiCacauí — Foto: Rudimar Cipriani4 fotosProjeto foi realizado pela primeira vez entre 2008 e 2013 — Foto: HD Mídia

Pesquisadores de MT descobrem possíveis novas espécies de plantas para a Amazônia


*Sob supervisão de Kessillen Lopes





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/462149/visualizar/