Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 15 de Novembro de 2023 às 11:02
Por: Giordano Tomaseli/Midia News

    Imprimir


Produtores estão preocupados que clima extremo afete a produção
Produtores estão preocupados que clima extremo afete a produção

A terceira onda de calor do ano e a falta de chuvas, provocadas pelo fenômeno El Niño, têm causado preocupação nos produtores rurais mato-grossenses. O calor em excesso e a falta de umidade interferem nas lavouras e devem afetar a produção desta safra.

De acordo com o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a produção da safra 2023/2024 deve sofrer queda de 3,39% em relação à passada, ficando projetada em 43,78 milhões de toneladas.

O que mais preocupa nosso produtor e a nós são as condições das lavouras já semeadas

O Instituto afirmou que as incertezas quanto a esta safra tem aumentado nos últimos dias, devido ao cenário climático desfavorável, reflexo do fenômeno El Niño.

“No último mês, as precipitações estiveram menores que o mesmo período do ano passado e aquém do necessário para o desenvolvimento das lavouras, o que resultou em atraso na semeadura”, diz em balanço divulgado no último dia 6.


Desde a última segunda-feira (13) até pelo menos esta sexta (17), uma forte onda de calor atinge todo o Estado deixando as temperaturas até 5°C acima da média. Além disso, as chuvas estão abaixo do normal para a primavera.

Segundo o presidente da Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Fernando Cadore, nesta safra está acontecendo o maior atraso na semeadura da última série histórica de 5 anos em Mato Grosso, devido ao calor extremo e falta de chuva.

“O que mais preocupa nosso produtor e a nós são as condições das lavouras já semeadas. Altas temperaturas, lugares com vários dias sem chuva, chegando a 20, 25 dias, o que tem comprometido e muito o desenvolvimento das lavouras e causando um prejuízo futuro difícil de mensurar”, explica Cadore.

O presidente disse que isso está causando inseguranças no produtor quanto aos investimentos futuros. “Obviamente isso traz muita preocupação e muita angústia [a quem produz]. Como o desenvolvimento é complexo, o produtor fica inseguro da própria comercialização e nos investimentos futuros”, disse.

Segundo o Imea, nesta temporada foi observado grande parcela de áreas que precisaram de replantio.

“[Existem] Alguns casos de replantio para serem avaliados com o retorno das chuvas, então a Aprosoja está muito preocupada com esses relatos que vêm da base, mas iremos continuar trabalhando a campo para poder estar reportando e informando as condições das lavouras. Trazemos esses relatos com muita apreensão, mas também torcendo para que venha uma chuva para melhorar as condições das lavouras”, encerrou Cadore.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/462215/visualizar/