Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 07 de Dezembro de 2023 às 06:56
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


A safra 2023/24 de soja, em Mato Grosso, já acumula alguns dados históricos e inéditos.

Pela primeira vez, plantio e colheita são realizados de forma simultânea.

Enquanto algumas regiões correm contra o tempo para cobrir 100% da área pretendida, no Norte mato-grossense a colheita dessa mesma safra teve início.

Curiosamente, o mesmo clima que atrasou a semeadura, é o mesmo que encurtou o ciclo das variedades – já super precoce – possibilitando a extração do grão com um mês antes do ‘normal’ em Mato Grosso.

De acordo com dados atualizados pela Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso conclui no último dia 1º, sua 12º semana de semeadura de soja.

Os trabalhos alcançam 99,57% dos cerca de 12,2 milhões de hectares reservados à cultura nesta temporada.

No ano passado, o plantio se encerrou com 11 semanas.

Até a última sexta-feira (1º), restavam atingir 100% cinco regiões do estado, inclusive a oeste, que tem por tradição plantar cedo, colher antes da virada do ano, para fazer a segunda safra estadual com algodão.

Nessa porção, o plantio cobre 99,77% da área prevista. Ainda estão plantando soja o centro-sul, nordeste, noroeste, e o sudeste. A previsão é de que encerrem os trabalhos nessa semana.

Ao longo de todas essas 12 semanas de trabalho no campo, não houve um momento em que o ritmo da semeadura superasse o registrado em igual momento do ano passado, mesmo com a atual safra tendo iniciado o plantio mais cedo quando comparado a 2022/23.

Enquanto boa parte do Sul do Estado segue plantando, há quem tenha dado largada à colheita da soja ao Norte de Mato Grosso.

Mesmo sem dados oficiais ou atualizações feitas pelo Imea, até a última sexta-feira, produtores presentes em um evento em Cuiabá, confirmaram que as colheitadeiras retomaram os trabalhos em propriedades de Ipiranga do Norte, próximo a Sinop.

A colheita é reflexo do mesmo clima que represou, estancou, retardou e impôs replantio em quase 5% da área de soja desta safra, no Estado.

Como efeito do clima seco, da ausência de chuvas e das altas temperaturas, a safra de soja 2023/24 foi abreviada em Mato Grosso, atingindo diretamente a variedade precoce da oleaginosa, que teve seu ciclo encurtado em algumas propriedades no estado.

Em outras palavras, Mato Grosso já deu a largada da colheita da soja da nova safra nacional.

A colheita, que tradicionalmente ocorre em área semeadas com superprecoce entre a semana do Natal e do Ano Novo, foi antecipada em quase um mês.

O clima impactou de forma severa sobre o desenvolvimento das lavouras, comprometendo o potencial produtivo.

Os primeiros talhões já colhidos revelam rendimento entre 30 e 35 sacas.

Mesmo sendo um material mais precoce – de produtividade inferior as variedades de ciclo mais tardio- há uma perda de pelo menos cinco sacas por hectare, em relação aos históricos das propriedades.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/462471/visualizar/