Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 16 de Dezembro de 2023 às 07:51
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Wenderson Araujo Trilux
Essa 8ª estimativa aponta para perdas de área, produtividade e de produção
Essa 8ª estimativa aponta para perdas de área, produtividade e de produção

Com o plantio praticamente consolidado e podendo observar melhor os impactos da escassez de chuvas e das altas temperaturas durante toda a primavera, é que o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) pôde dimensionar a realidade da safra 2023/24 de soja no Estado.

Essa 8ª estimativa aponta para perdas de área, produtividade e de produção.


Com as modificações na área e na produtividade, a produção da safra 2023/24 ficou projetada em 42,13 milhões de toneladas, queda de 3,78% ante ao relatório anterior.

A área de soja projetada para a temporada 2023/24 em Mato Grosso reduziu 0,74% em relação ao mês passado, ficando em 12,13 milhões de hectares, ante uma expectativa de 12,22 milhões de hectares.

Além de áreas abandonadas pela falta de janela ideal ao cultivo da oleaginosa, alguns produtores revisaram seu planejamento e resolveram entrar logo com o cultivo do algodão, ampliando a superfície dedicada a segunda safra da pluma, bem como antecipando o plantio.

“Pautado pelo alto percentual de replantio apontado pelo levantamento com os agentes de mercado, estimamos que a ressemeadura ocupe cerca de 5,04% da área total prevista para o estado. Esse cenário poderá influenciar na decisão do produtor em abandonar as áreas prejudicadas devido aos custos adicionais para a safra ou, para os produtores que fazem algodão em segunda safra, destinar parte da área para o cultivo da fibra, visto a necessidade de produzir e cumprir os contratos já firmados. Além disso, nos últimos meses o clima quente e os longos períodos sem chuvas em vários municípios de Mato Grosso (influenciado pelo intenso fenômeno El Niño) têm impactado no desenvolvimento das lavouras e, em alguns talhões, já é observado o encurtamento do ciclo da soja, o que pode prejudicar no potencial produtivo da planta”, explicam os analistas do Imea.

Com o contexto climático observado até o momento, o Instituto reduziu a estimativa de produtividade em 3,07%, em relação à anterior.

Assim, a produtividade prevista para Mato Grosso fica projetada em 57,87 sc/ha de soja.

“Vale ressaltar que, dezembro será crucial para definir o cenário de grande parte das áreas de soja em Mato Grosso, principalmente as que já estão sofrendo com a falta de chuvas e necessitam de precipitações para poder continuar o desenvolvimento das plantas”, destacam.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/462587/visualizar/