Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 21 de Fevereiro de 2024 às 16:31
Por: Jessica Bachega/Gazeta Digital

    Imprimir


Ministério da Pesca e Aquicultura

Ministério da Pesca e Aquicultura

O pedido de vista dos deputados Wilson Santos (PSD) e Doutor Eugênio (PSB) adiou, mais uma vez, a votação do projeto Transporte Zero na Assembleia Legislativa (AL). O texto começou a ser avaliado em sessão desta quarta-feira (21), mas travou com os requerimentos dos parlamentares.


O projeto já havia sido aprovado e proibia pesca, transporte e comercialização de peixes dos rios de Mato Grosso pelos próximos 5 anos. Contudo, em conciliação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Executivo liberou a pesca de algumas espécies e o novo texto está sob avaliação do Legislativo.


Nas alterações, o Palácio Paiaguás frisou que permanece vetado o transporte, armazenamento e a comercialização das espécies Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado/Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré pelo período previsto no texto original.


O apontamento atual dos deputados e da comunidade ribeirinha é de que as espécies liberadas não têm tanto apelo comercial, o que não ajuda o pescado profissional com a alteração do projeto.


A pesca continua permitida aos povos indígenas, originários e quilombolas, que a utilizarem para subsistência e, também para comercialização e o transporte de iscas vivas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463354/visualizar/