Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 06 de Março de 2024 às 18:18
Por: Mídia News

    Imprimir


O prefeito afastado Emanuel Pinheiro, acusado de chefiar organização criminosa na Saúde

DA REDAÇÃO

A Revista IstoÉ desta semana repercutiu o afastamento do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Segundo nota do colunista Leandro Mazzini, o afastamento "pegou mal" dentro do MDB Cuiabá e, principalmente, em Brasília (leia AQUI).

Pinheiro é velho conhecido da Justiça e da Polícia Federal, alvo de numerosas operações de combate à corrupção

Segundo a publicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao presidente do MDB nacional, Baleia Rossi, para retirar a vice-liderança de governo do deputado federal Emanuelzinho. Ele é filho de Emanuel e está no segundo mandato.

Ainda de acordo com a nota, prefeitos e vereadores dos 141 municípios consultados dizem "ser muito difícil" apoiarem a reeleição do filho de Emanuel.

Confira a íntegra da nota:


O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro foi afastado do cargo nesta segunda (4) pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Pinheiro é velho conhecido da Justiça e da Polícia Federal. Alvo de numerosas operações de combate à corrupção na Prefeitura e várias ações de cobrança.

Seu filho, o deputado federal Emanuel Neto (MDB) é vice-líder do Governo Lula da Silva na Câmara, sofre fortes desgastes no Estado. Prefeitos e vereadores dos 141 municípios consultados dizem ser muito difícil o apoiarem para reeleição. Lula da Silva pediu ao presidente do MDB, Baleia Rossi, que o substitua na vice-liderança."

Afastado por seis meses

O desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, mandou afastar Emanuel das funções em uma decisão nesta segunda-feira (4). Emanuel passará seis meses fora da prefeitura sob a acusação de comandar uma organização criminosa na área da Saúde.

As investigações do Ministério Público Estadual (MPE) e da Deccor (Delegacia Especializada de Combate à Corrupção), que culminaram no afastamento de Emanuel, o colocam como "cabeça" da organização criminosa.

As investigações se utilizaram de diversas provas e indícios colhidos ao longo das várias operações policiais para colocar Emanuel como comandante da organização criminosa - dando sustentação financeira e política ao grupo.

No inquérito, há gravações, fotos, áudios e interceptações que evidenciam, segundo o MPE e a Polícia Civil, as digitais de Emanuel como líder do grupo - cujo núcleo duro conta com Célio Rodrigues da Costa, Gilmar de Souza Cardoso e Milton Corrêa da Costa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463525/visualizar/