Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 09 de Março de 2024 às 09:27
Por: Carol Lynch e Gabi Braz/Primeira Página

    Imprimir


A 1ª morte por chikungunya em Mato Grosso foi confirmada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

Enfrentando uma epidemia, a cidade registrou 1.868 dos mais de 2 mil casos da doença registrados no Estado, conforme o Ministério da Saúde.

Primeira morte por chikungunya foi confirmada em Tangará da Serra. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)Primeira morte por chikungunya foi confirmada em Tangará da Serra. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Morte por chikungunya

A vítima era um idoso de 73 anos, morador de Tangará, que possuía algumas comorbidades e não teve a identidade divulgada.

No último boletim epidemiológico divulgado na tarde dessa sexta-feira (8), já constam 2.408 casos da doença e outros 2.289 casos de dengue na cidade.

Na cidade, ações de combate ao mosquito transmissor estão sendo realizadas. Nesta segunda-feira (11), mais uma etapa do mutirão de limpeza começa em três bairros.

Além disso, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado das armadilhas que foram instaladas para medir o índice de infestação no município.

Segundo boletim, 68 municípios de MT estão classificados com 'Risco Alto' para Dengue e Chikungunya. (Foto: Reprodução/ Assessoria SES-MT)Tangará da Sera registrou 1.868 dos mais de 2 mil casos da doença registrados no Estado. (Foto: Reprodução/ Assessoria SES-MT)

Três unidades de saúde da cidade continuam atendendo casos suspeitos da doença em horários estendidos.

Sobre a epidemia enfrentada pela cidade, o secretário de Saúde da cidade, Wellington Bezerra, afirmou ao Primeira Página que há uma conversa direta com a população em relação às responsabilidades, uma vez que é necessário a conscientização da limpeza dos espaços residenciais, não deixando criadouros dos mosquitos.


1ª morte por dengue foi em Cuiabá

Em Mato Grosso, cinco pessoas morreram por complicações causadas pela dengue e três casos estão em investigação.

Uma morte por dengue foi confirmada pela Secretaria de Saúde em Cuiabá na última quinta-feira (7). A vítima era um morador do bairro Residencial Coxipó, de 34 anos, que tinha uma doença autoimune. A morte foi no dia 10 de fevereiro.

O Informe Epidemiológico da Vigilância Sanitária demonstra que até a semana 08/2024 foram notificados 298 casos prováveis de dengue, dos quais 187 foram confirmados, com a confirmação da morte acima.

Segundo a SES-MT (Secretaria Estadual de Saúde), 59 municípios estão em situação de alerta para infestação de dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até a data de 29 de fevereiro de 2024, o Brasil acumulou um total de 991.017 casos prováveis de dengue, com 207 óbitos confirmados e 674 óbitos ainda em investigação.

Proteção contra o vírus

O mosquito transmissor da chikungunya é o mesmo que transmite a dengue e a zika: o Aedes aegypti. Vale lembrar que Mato Grosso está fora da imunização contra a dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

Cuiabá participa do 'Dia D de Mobilização Contra a Dengue' em bairros com altos índices de infestação do mosquito. (Foto: Davi Valle)Cuiabá participou do ‘Dia D de Mobilização Contra a Dengue’ em bairros com altos índices de infestação do mosquito. (Foto: Davi Valle)

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população, Mato Grosso não está incluso neles.

O período chuvoso tem aumentado os casos de dengue no Estado, já que há maior acúmulo de água parada e circulação de sorotipos da dengue nas cidades. Para se proteger do mosquito, é preciso adotar estratégias.

Entre as medidas, está cobrir caixas d’água, manter garrafas viradas para baixo, limpar calhas, entre outras medidas preventivas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/463565/visualizar/