Em Mato Grosso, há 102 crianças e adolescentes para adoção Programação do mês de maio incluí mutirão para aprimorar o processo de adoção de crianças e adolescentes
Em Mato Grosso, há 102 crianças e adolescentes prontas para adoção e 802 pretendentes ativos, de acordo com o painel de acompanhamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
Desse total, 71 estão em processo de adoção.
Desde 2019, ano da implantação do SNA, o Poder Judiciário realizou processos que resultaram na adoção de 530 crianças.
No Brasil, 5.264 crianças e adolescentes estão prontas para serem adotadas.
No país, o cadastro nacional integra 33.356 pretendentes ativos, ou seja, pessoas e casais que querem adotar.
Divulgação

O casal adotou, em fevereiro de 2024, no Estado de Santa Catarina, quatros irmãos, três meninas e um menino, destituídos da família biológica
De 2019 até abril deste ano, o Sistema Nacional de Adoção já viabilizou 27.129 adoções, ou seja, crianças e adolescentes ganharam país e uma nova família.
Para este mês de maio, das mães e de conscientização sobre a adoção (25 é o Dia Nacional da Adoção), a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça, programou uma série de ações.
As atividades da Ceja, realizadas em parceria com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), inclui, por exemplo, o mutirão ‘Aprimoramento Processual da Adoção’.
Na primeira semana deste mês, começou, em todo o Estado, a campanha de aceleração da tramitação de processos de adoção.
A Corregedoria-Geral da Justiça está pedindo aos magistrados de todas as comarcas uma atenção especial ao trâmite da habilitação para adoção e de destituição do poder familiar, segundo o Tribunal de Justiça.
A Corregedoria também iniciou um novo ciclo de capacitações para magistrados e servidores da Infância e Juventude de todo o Estado sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
Ao todo, serão realizadas cinco turmas, sendo uma em maio, duas em junho e duas em agosto.
Nesta segunda-feira(12), a Ampara realiza a campanha denominada “Entrelaços da Adoção”, voltada para estudantes de Psicologia da Univag.
Das 19h às 21h, em Várzea Grande, futuros psicólogos vão conhecer mais sobre adoção e a importância do trabalho deles enquanto profissionais no processo.
No dia 13 de maio, das 8h às 11h, acontece o Seminário “Convivência Familiar e Comunitária é Direito”.
Esse evento é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e será realizado na presencial e online.
Já nos dias 20 e 21 será realizado o 2° Seminário "Adoção - Família para todos”.
Com palestras e oficinas, esse é direcionado a estudantes de Direito, Psicologia e Pedagogia da Faculdade Invest, em Cuiabá.
No dia 22 de maio, às 9h, será realizada a live “Os Caminhos da Adoção”, no Instagram do Instituto Mato-Grossense de Advocacia (@contatoiman).
Em 24 de maio, às 16h30, será realizada a “Caminhada da Adoção”, no Parque das Águas, em Cuiabá.
Seguindo a programação, no dia 28 de maio acontece o encontro “Toda criança tem direito de crescer numa família que a ame e proteja”, das 13h30 às 17h, no auditório do Fórum da Comarca de Várzea Grande
.E nos dias 29 e 30, o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual promovem o 4º Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em Cuiabá.

Comentários