Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 31 de Maio de 2025 às 12:19
Por: Vitória Gomes e Cíntia Borges/Mídia News

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), disse ver como positivo o aumento de fusões entre os partidos políticos.

Eu acho que essa redução fortalece os partidos, aumenta as suas bancadas, aumenta a representatividade

“Essa redução fortalece os partidos, aumenta as suas bancadas, aumenta a representatividade e força política na próxima eleição”, afirmou à imprensa.

Desde a cláusula de barreira implementada nas eleições de 2018, que impõe restrições a legendas com baixo desempenho nas urnas, diversas siglas têm buscado se unir para preservar acesso ao fundo partidário, tempo de televisão e influência no Congresso.

Além das fusões, partidos também tem optado por se unir em federações. A mais recente, envolvendo o União Brasil e o Progressistas (PP), impactou diretamente na política partidária de Mato Grosso.


Por ser um partido maior e mais forte no Estado, alguns nomes do PP mostraram certa preocupação com a possibilidade de serem desfavorecidos na eleição de 2026.

Questionado se via esse problema na junção entre partidos, Max discordou.

“Partidos tem muitos. Nós tínhamos 30 e poucos partidos, agora estão em torno de 20. São muitas legendas e se alguém se sente prejudicado, vai procurar outro caminho, tem outro caminho”, disse.

Podemos e PSDB

Apesar de ainda se manter no PSB, a saída de Max do partido já é dada como certa e no próximo ano especula-se que o deputado deve assumir a presidência do Podemos no Estado.

O partido também articula uma fusão com o PSDB, que já aprovou a união. A fusão ainda depende da aprovação em convenção partidária.

Segundo Max, a fusão entre os partidos também deve trazer benefícios para as siglas.

“Esperamos que avance para a fusão. Eu acho que é importante, os partidos estão se agrupando ou em federação em fusão, até para aumentar sua representatividade tanto no Brasil como nas Assembleias. E se o Podemos do PSDB caminhar nesse caminho, eu acho que é bom, caminho lógico e o caminho que fortalece os dois partidos”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/468208/visualizar/