Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 09 de Junho de 2025 às 10:12
Por: Kamila Arruda/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Diante da confirmação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma criação doméstica de aves de subsistência em Campinápolis, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) enviou técnicos da pasta para inspecionar todas as propriedades, em um raio de 10 quilômetros, do local afetado.

Além disso, outras medidas sanitárias também foram determinadas, como o estabelecimento de barreira sanitária na propriedade afetada para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados; abate sanitário de todas as aves existentes no local e a desinfecção completa da área contaminada.

Design sem nome 4 2Foco da doença está fora das regiões de produção avícola industrial do Estado. – Foto por: Indea

O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e os alimentos podem ser consumidos com segurança.

A confirmação da presenta do vírus em município mato-grossense ocorreu neste domingo (8) pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento. A pasta, contudo, frisa que, no raio detectado, não existem granjas de comercias. Diante disso, essa ocorrência não traz restrições ao comércio interacional de carne de frango do Brasil.

O foco também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em uma granja de aves comerciais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/468288/visualizar/