Trânsito em Várzea Grande terá novas interdições por obras do BRT A partir desta sexta-feira (29), terá início uma nova fase das obras do BRT na região da trincheira do Zero Km, na Avenida da FEB.
A partir desta sexta-feira (29), terá início uma nova fase das obras do BRT na região da trincheira do Zero Km, na Avenida da FEB, em Várzea Grande. A intervenção será necessária para a instalação de oito caixas de drenagem e seguirá até o dia 6 de setembro, conforme cronograma apresentado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), responsável pela execução.
O trecho terá interdição parcial ou total, a depender do andamento dos trabalhos, e contará com a atuação integrada das Secretarias Municipais de Viação e Obras e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, além da Guarda Municipal, para garantir segurança viária, fluxo e orientação à população.
Avenida FEB em Várzea Grande terá novas interdições a partir desta sexta-feira (29). (Foto: Secom/VG)Rotas alternativas para os motoristas
Sentido Cuiabá → Aeroporto/Várzea Grande
- Acesso pela Construmat, saindo na Via 31.
- Pela Rua Pirineu até o centro, com possibilidade de saída pela Rua João Ponce de Arruda.
- Pela Ponte Sarita Baracat, que dá acesso à Avenida Brasília e à Rua Bernardo Bernardino, saindo atrás da Havan.
Sentido Várzea Grande → Cuiabá
- Acesso pela lateral da Avenida da FEB, entrando pela Avenida Prefeito Murilo Domingos (31 de Março) e seguindo pela Via 31 até a rotatória do Cristo Rei, com saída na Ponte Sérgio Motta ou retorno à Avenida da FEB.
- Outra opção é seguir pela Avenida Filinto Müller, entrando na Estrada da Guarita e chegando até a Ponte Mário Andreazza.
Acesso rápido ao Aeroporto
- A recomendação é utilizar a Ponte Sarita Baracat, evitando o tráfego intenso na Avenida da FEB.
A Prefeitura orienta os motoristas a redobrarem a atenção durante o período de interdição, respeitando a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito.
Equipes técnicas já realizam levantamentos no local para definir as medidas adequadas de bloqueio. Durante o período de obras, agentes de trânsito estarão presentes para orientar condutores, indicar rotas alternativas e minimizar os transtornos no fluxo de veículos.
A Guarda Municipal reforçará as ações com a continuidade da Operação Via Azul, que já atua nos horários de maior movimento pela manhã e no fim da tarde, para dar fluidez ao tráfego e melhorar a mobilidade na região.
A obra integra o projeto do BRT, que prevê a modernização do sistema de transporte coletivo e a ampliação da infraestrutura de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande.
Limite de velocidade foi reduzido para 40 km/h. (Foto: Secom/VG)Redutores de velocidade
Já na Avenida Miguel Sutil, no trecho entre Várzea Grande e Cuiabá, o limite de velocidade foi reduzido de 60 km/h para 40 km/h.
Os motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo trecho, passando pelo viaduto Izabel Campos, na região da Ponte Nova, onde já existe sistema de monitoramento eletrônico. Esse equipamento continuará em funcionamento, agora com o novo limite de 40 km/h.
A medida já está em vigor. No entanto, a partir dessa quarta-feira (27), teve início o período educativo de 10 dias, durante o qual não serão aplicadas multas aos motoristas que ultrapassarem os 40 km/h. Após esse prazo, o sistema passará a autuar automaticamente os infratores.
Segundo a Secretaria, a mudança tem como objetivo aumentar a segurança viária, considerando o número de acidentes registrados no local ao longo deste ano, mesmo sob monitoramento por radar.
Nos últimos dias, foram realizadas melhorias na sinalização horizontal e vertical, incluindo a pintura da rotatória desde o viaduto até a Ponte Nova, instalação de placas e ações de orientação aos condutores.

Comentários