Altas temperaturas: Procon recomenda água gratuita em eventos em Cuiabá A medida busca garantir acesso à água potável e reduzir os riscos de desidratação provocados pelas altas temperaturas que marcam a região.
O Procon Municipal de Cuiabá emitiu uma recomendação para que organizadores de eventos realizados ao ar livre disponibilizem ilhas de hidratação gratuitas durante o período mais quente do ano na capital, entre julho e outubro.
A medida busca garantir acesso à água potável e reduzir os riscos de desidratação provocados pelas altas temperaturas que marcam a região.
Altas temperaturas levam Procon a sugerir pontos gratuitos de água em festas e shows. (Foto: Romildo de Jesus/Futura Press/Estadão Conteúdo)De acordo com o órgão, a orientação é que festas, shows e demais eventos realizados entre 10h e 17h contem com pontos de abastecimento fixos ou móveis. A iniciativa deve priorizar a segurança da população, sobretudo de idosos e crianças, considerados mais vulneráveis.
Além da instalação das ilhas, o Procon recomenda que não haja restrições à entrada de garrafas de água transparentes e lacradas, assegurando que o acesso à hidratação não seja limitado por questões financeiras.
“É uma necessidade que precisa ser implementada, levando em conta que Cuiabá foi considerada a cidade mais quente do Brasil por cinco dias consecutivos. É uma ideia que o Procon vai recomendar”, destacou a secretária-adjunta do órgão, Mariana Almeida Borges.
Procon pede instalação de ilhas de hidratação para prevenir desidratação em Cuiabá. (Foto: Rennan Oliveira)As ilhas de hidratação podem contar com bebedouros, galões ou distribuidores, e a exigência tem respaldo na Portaria nº 44 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), publicada após a morte de uma jovem em um show da cantora Taylor Swift, em 2023.
Leia também – Calor extremo: MT pode registrar temperaturas de até 50º C até 2050
O documento estabelece que os organizadores de eventos são obrigados a garantir água potável gratuita ao público, seja por meio de estruturas próprias ou pela liberação da entrada de garrafas pessoais.

Comentários