Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 02 de Outubro de 2025 às 16:47
Por: Jolismar Bruno/Primeira Página

    Imprimir


Uma pesquisa inédita, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), identificou diversos benefícios à saúde humana no óleo extraído do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare).

A pesquisa, realizada com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), descobriu que o líquido viscoso extraído do réptil tem potencial poder cicatrizador, atua como antidepressivo, no combate a doenças inflamatórias e pode ajudar na regulação do colesterol.

Jacaré-do-pantanalÓleo extraído de vísceras de jacará-do-pantanal ajuda na cicatrização e combate a depressão. (Foto: SOS Pantanal)

Óleo do jacaré-do-pantanal: composição e benefícios

Segundo o professor Fabrício Rios-Santos, especialista em farmacologia e imunofarmacologia da UFMT, o óleo de jacaré apresenta um perfil único de ácidos graxos essenciais:

Ômega‑9 — Ácido oleicoÔmega‑6 — Ácido linoleicoÔmega‑7 — Ácido palmitoleico

Esses ácidos graxos têm potencial para propriedades medicinais e nutracêuticas, sendo estudados em cicatrização, suporte cardiometabólico e saúde neuropsiquiátrica.

Fonte: professor Fabricio Rios-Santos, UFMT

Com o avanço das conversas com o pesquisador da Unemat, Fabricio passou a orientar um mestrando envolvido no projeto, onde descobriu que o óleo era extraído das vísceras do réptil já abatido por criadouros.

Jacaré do Pantanal

Jacaré-do-Pantanal: uma espécie emblemática da biodiversidade pantaneira. (Foto: Fabricio Rios-Santos).

“Aquilo me chamou muita atenção porque não estávamos falando somente não de uma nova matéria-prima para a indústria farmacêutica, mas também de uma coisa chamada sustentabilidade”, disse ao Primeira Página.

A partir de então, os pesquisadores foram investigar mais o uso do óleo do jacará-do-pantanal e descobriram ele já era usado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas. Veja abaixo:

O projeto iniciou há cerca de quatro anos, com pesquisa ainda de etnoconhecimento, validação, de extração do óleo e caracterização química, e só tomou impulso há cerca de dois anos, quando ganhou apoio da Fapemat.

Publicações já saíram em revistas internacionais como Journal of Pharmacology. Agora, a pesquisa entra na etapa de validação para colocar o produto no mercado.

“Temos muito jacaré, o povo tem medo. Então vamos deixar o bichinho mais simpático para a sociedade”, brincou o professor.


Óleo extraído das vísceras de jacaré-do-pantanal ajuda na cicatrização e depressão. (Crédito: Fabricio Rios-Santos)

Jacaré-do-pantanal

O jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare), também conhecido como jacaré-do-paraguai, caimán ou jacaré-piranha, devido aos seus pontudos dentes, habita a parte central da América do Sul, norte da Argentina, sul da Bolívia e região centro-oeste do Brasil, chegando até o sul da Bacia Amazônica, especialmente na planície pantaneira.

De acordo com o Instituto SOS Pantanal, esta espécie de jacaré pode atingir até três metros de comprimento e pesar 300 kg. Seu padrão de coloração é bastante variado, apresentando o dorso escuro, com faixas transversais amarelas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/469591/visualizar/