Instabilidade climática ainda preocupa produtores rurais de MT Irregularidade de chuvas pode impactar janela de plantio da segunda safra
Boletim da Agência Agroclima, do Climatempo, prevê, para esta primeira semana de dezembro, chuvas acima dos 100 milímetros em Mato Grosso, graças a um corredor de umidade que atinge o Norte do país.
Instabilidade climática pode ter impactado janela de plantio da segunda safra – Foto: Aprosoja-MTJá o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva abaixo da média na porção central de Mato Grosso e acima da média na região oeste do Estado. As incertezas e instabilidades climáticas têm preocupado os produtores rurais e impactado no planejamento da próxima safra.
A irregularidade das chuvas, em algumas regiões de Mato Grosso, ocasionou a necessidade de replantio da soja. As dificuldades na semeadura do grão atrasaram o cronograma e reduziram a janela de plantio da segunda safra, em algumas propriedades rurais.
Segundo a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), produtores rurais da região oeste têm demonstrado preocupação com a redução da janela de plantio. Além disso, tiveram outras consequências como ocorreu em São José do Rio Claro, onde há relatos de replantio e dificuldade com o controle de ervas daninhas, bem como a possibilidade de diminuição da produtividade.
Boletim de monitoramento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que no primeiro trimestre de novembro, o sudoeste de Mato Grosso ainda apresentava áreas com baixa umidade.
Segundo o documento, ao longo do mês houve uma recuperação do armazenamento hídrico no Estado principalmente nas áreas com maior capacidade de retenção hídrica, devido às propriedades físicas
do solo e ao manejo sustentável, com maior cobertura por palhada.

Comentários