Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 02 de Dezembro de 2025 às 12:41
Por: Nagera Dourado/Primeira Página

    Imprimir


Boletim da Agência Agroclima, do Climatempo, prevê, para esta primeira semana de dezembro, chuvas acima dos 100 milímetros em Mato Grosso, graças a um corredor de umidade que atinge o Norte do país.

Soja plantada Credito Aprosoja MTInstabilidade climática pode ter impactado janela de plantio da segunda safra – Foto: Aprosoja-MT

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva abaixo da média na porção central de Mato Grosso e acima da média na região oeste do Estado. As incertezas e instabilidades climáticas têm preocupado os produtores rurais e impactado no planejamento da próxima safra.

A irregularidade das chuvas, em algumas regiões de Mato Grosso, ocasionou a necessidade de replantio da soja. As dificuldades na semeadura do grão atrasaram o cronograma e reduziram a janela de plantio da segunda safra, em algumas propriedades rurais.

Segundo a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), produtores rurais da região oeste têm demonstrado preocupação com a redução da janela de plantio. Além disso, tiveram outras consequências como ocorreu em São José do Rio Claro, onde há relatos de replantio e dificuldade com o controle de ervas daninhas, bem como a possibilidade de diminuição da produtividade.

Boletim de monitoramento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que no primeiro trimestre de novembro, o sudoeste de Mato Grosso ainda apresentava áreas com baixa umidade.

Segundo o documento, ao longo do mês houve uma recuperação do armazenamento hídrico no Estado principalmente nas áreas com maior capacidade de retenção hídrica, devido às propriedades físicas
do solo e ao manejo sustentável, com maior cobertura por palhada.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/470332/visualizar/