Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 08 de Dezembro de 2025 às 09:36
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


A pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou novo avanço em Cuiabá, passando de 102,6 pontos em outubro para 104,9 em novembro. A alta mensal de 2,3% foi impulsionada, principalmente, pelas condições atuais e pela expectativa futura das empresas diante das datas comemorativas de fim de ano.

O componente que mais contribuiu para esse crescimento foi o que avalia as Condições Atuais do Empresário do Comércio, com variação mensal de 8%. Já os indicadores de Investimento do Empresário do Comércio e de Expectativa do Empresário do Comércio também tiveram aumento, ainda que moderado, de 0,8% e 0,3%, respectivamente.


Conforme o Icec, a melhora dos componentes relacionados às questões internas das empresas contrasta com a percepção dos empresários sobre a economia nacional. “Apesar de Condições Atuais, Expectativas e Investimento demonstrarem melhora, indicando maior otimismo por parte dos empresários, a percepção negativa sobre a economia brasileira por mais da metade deles mostra uma crença no desempenho interno das próprias empresas, e não uma confiança no cenário macroeconômico”.


Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,7% dos empresários consideram que a situação da economia piorou em comparação a novembro de 2024. Em relação ao setor, 71% avaliam que as condições estão piores que no mesmo período do ano passado.


Ainda assim, para o componente que reflete as condições atuais das empresas, 62,9% afirmaram ter registrado melhora neste ano. Quanto às expectativas para os próximos meses, 60,1% esperam que a situação evolua positivamente.


Sobre o Índice de Investimentos, a pesquisa da CNC apontou que 75,4% dos empresários pretendem aumentar o quadro de funcionários. Além disso, 52,5% dos respondentes afirmaram que o nível de investimento das empresas está maior quando comparado a novembro do ano passado.


ÍNDICES CONTINUAM ABAIXO DE 2024 - Mesmo com o retorno do indicador à zona de otimismo, o valor atual permanece 7% abaixo do registrado em novembro de 2024, quando o Icec alcançou 112,8 pontos. Situação semelhante ocorre no cenário nacional: apesar da alta de 100 pontos em outubro para 104,3 em novembro, o índice segue inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior, quando marcava 113,5 pontos.
“A recuperação do índice, tanto local quanto nacional, para a margem acima dos 100 pontos indica que ambos os cenários caminham para uma recuperação gradual da confiança, ainda que lenta, sustentada por expectativas mais positivas para o fim do ano”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/470400/visualizar/