Entrega de alevinos busca fortalecer piscicultura em MT Nesta primeira etapa o projeto Piscicultura Mais Vida contemplou 40 família com até mil exemplares, conforme a capacidade de seus tanques
O projeto Piscicultura Mais Vida fez a primeira entrega de alevinos à 40 famílias de agricultura familiar. O evento que foi realizado na Umipi (Unidade Mista de Pesquisa e Inovação) da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Nossa Senhora do Livramento (MT), contemplou cada família com até mil exemplares, conforme a capacidade de seus tanques.
Exemplares devem fortalecer piscicultura em MT. (Foto: Caroline de Vita – Mapa)O projeto é uma iniciativa conjunta entre o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), e busca levar tecnologia, renda e novas oportunidades aos produtores de Mato Grosso.
As demais famílias cadastradas devem receber os exemplares ao longo das próximas semanas.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro participou do evento e visitou a estação de piscicultura, os laboratórios técnicos e a incubadora, acompanhando todo o processo de reprodução das matrizes e criação dos alevinos.
“Nós começamos esse trabalho com programas de estruturação, de equipamentos e de máquinas para assentamentos e pequenas propriedades, em parceria com as prefeituras. E fico muito feliz em ver que aqui no município os tanques já estão sendo construídos para fortalecer a piscicultura”, afirmou.
Nesta primeira entrega, 40 famílias foram beneficiadas. (Foto: Caroline de Vita – Mapa)Um dos beneficiários do projeto, Agnaldo Jesus Botelho, contou que além da produção de mandioca, possui dois tanques de piscicultura em sua propriedade, e que os alevinos irão incrementar sua produção.
“Não tem mais rio, não pode pescar e nem transportar, então temos que fazer a criação nos tanques e a venda dos peixes corresponde a 50% da nossa renda”, explicou Agnaldo.
O reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, disse que a meta de produção da equipe é de 5 milhões de alevinos até o final de março.
Neste ano, cerca de 70 tanques de piscicultura também já foram entregues no município, segundo o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Almeida.
Sobre o projeto
O projeto “Piscicultura Mais Vida” lançado em março de 2025, prevê o fornecimento gratuito de alevinos para ribeirinhos, quilombolas e indígenas inscritos em programas federais que disponham de estrutura e condições para a criação de peixes e, de forma subsidiada, para agricultores familiares.
Fávaro visitou local onde estação de piscicultura em MT. (Foto: Caroline de Vita – Mapa)A iniciativa desenvolvida nos tanques de piscicultura da Embrapa na Baixada Cuiabana, busca por meio de cursos de instrução e nivelamento, tornar-se referência na produção e fornecimento de alevinos, além da qualificação técnica dos produtores.

Comentários