Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 13 de Dezembro de 2025 às 09:00
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O acampamento clandestino foi destruído e os equipamentos foram inutilizados, durante operação da Polícia Militar
O acampamento clandestino foi destruído e os equipamentos foram inutilizados, durante operação da Polícia Militar

Mato Grosso registra a 62ª tentativa de invasão de terra, em uma propriedade localizada na zona rural de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá).

O avanço da ocupação irregular foi impedido, na quarta-feira (10), por policiais militares, que prenderam dois suspeitos na área, onde foi constatada a presença de pelo menos outras oito pessoas, que fugiram.

Essa é a 62ª ação de invasão de terra impedida pelas forças de segurança desde 2023, quando o Governo do Estado instituiu a política de “Tolerância Zero Contra Invasões”.

No local, as equipes também apreenderam diversas placas solares já instaladas em estruturas montadas pelos envolvidos.

Desta vez, os policiais militares receberam informações de que um grupo havia invadido uma fazenda no município e instalado um acampamento ilegal às margens do Rio Alegre.

Segundo a denúncia, o número de indivíduos aumentava diariamente e já havia sinais de degradação ambiental na área de pastagem e na vegetação nativa.

As equipes, então, reforçaram o policiamento na região e se deslocaram até o ponto informado.

Durante o patrulhamento, foram visualizados cerca de oito suspeitos, que fugiram em meio à mata.

As buscas prosseguiram e os militares depararam-se com dois suspeitos no interior de um grande acampamento clandestino montado em área de mata fechada.

Os dois foram detidos.

No local, havia uma extensa estrutura logística utilizada pelos invasores, incluindo placas solares, baterias e geradores a combustão.

Além disso, as equipes apreenderam eletrodomésticos, nove barracos de lona e uma espingarda calibre .22 com 25 munições.

O acampamento clandestino foi destruído e os equipamentos foram inutilizados.

Conforme a PM, um dos suspeitos possui passagem por receptação.

A dupla e os demais equipamentos recolhidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

LEI - Em julho passado, o Governo de Mato Grosso sancionou a lei número 12977/2025, que autoriza a aplicação imediata do uso de força policial para desocupação de áreas invadidas, sejam urbanas ou rurais.

Conforme a lei, fica permito o uso da segurança pública para resguardar, manter ou reintegrar a posse ao legítimo possuidor ou proprietário do imóvel publicou ou provado que sofreu ou está na iminência de sofrer turbação causado por ocupação clandestina.

“Fica autorizado o Poder Executivo Estadual a aplicar de forma imediata medida de segurança pública administrativa para resguardar, manter ou reintegrar a posse ao legítimo possuidor ou proprietário de bem imóvel público ou privado, rural ou urbano, e prédio público que sofreu ou está na iminência de sofrer turbação ou esbulho, causado por invasão ou ocupação clandestina, coletiva ou individua”, diz trecho da norma.

Em outro artigo, a lei esclarece que considera-se invasão a entrada coletiva ou individual, sem permissão, em imóvel de alguém.

“Os efeitos da presente lei estendem-se para os casos de invasão de prédios de órgãos públicos, pertencentes ao Estado de Mato Grosso, os quais também poderão ser estendidos para os casos de invasões de imóveis pertencentes a outros entes da federação, desde que o titular da propriedade autorize o Estado a aplicar as medidas de segurança”, diz.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/470498/visualizar/