MT registra queda de endividados, mas número passa de 1 milhão Segundo um levantamento do Serasa, Mato Grosso terminou o mês de novembro com uma queda de 0,15% no número de endividados.
Enquanto o Brasil encerra 2025 com recorde de endividamento, Mato Grosso registrou redução no número de endividados em novembro. Dados do Serasa mostram que o estado fechou o mês passado com 1.485.241 mato-grossenses nessa situação, uma queda de 0,15% em relação a outubro.
Mato Grosso registra queda no número de endividados em novembro. – Foto: Álvaro RezendeA redução representa 2.163 pessoas a menos com contas atrasadas no estado em apenas um mês e vai na contramão dos números da capital e do país, que possui mais de 80 milhões de brasileiros com dívidas em atraso. Já em Cuiabá, o índice de famílias com contas em atraso subiu de 16% para 17,1% entre outubro e novembro deste ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ainda conforme o levantamento da Serasa, as dívidas continuam impactando diretamente a vida e os planos dos consumidores. A maioria afirma que o endividamento atrapalha a realização de sonhos, como melhorar o padrão de vida, trocar de veículo ou mudar de casa.
O problema também afeta o lado emocional, segundo a pesquisa. Nove em cada dez consumidores dizem que as dívidas prejudicam a autoestima, gerando sentimentos como vergonha, frustração e tristeza.
Além disso, muitos precisam adiar planos importantes, como melhorar o padrão de vida, trocar de veículo ou mudar de casa.

Comentários