No centro de Cuiabá 'Gruta do milagre' chama atenção há 47 anos Essa é a primeira reportagem da série que vai recontar histórias e fatos noticiados no Diário
O Diário de Cuiabá, o mais antigo jornal de Mato Grosso, fundado em 24 de dezembro de 1968, celebra seu 57º aniversário reescrevendo notícias que há décadas estampam suas páginas, nas versões impressa e online.
Um trabalho de pesquisa e investigação tornou possível trazer de volta, a partir de hoje (24), atualizados para 2025, alguns fatos e personagens dessas quase seis décadas de jornalismo.
A primeira reportagem reconta um milagre que foi notícia há 47 anos, em 1979.
Então, você conhece a história da 'Gruta do Milagre'?
Trata-se do pequeno monumento, no formado de gruta, no cruzamento da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) com a Rua Voluntários da Pátria, fundo da Igreja Senhor dos Passos.
Essa gruta, que abriga as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete, é a prova de um milagre.
Uma reportagem do Diário, datada de 24 de janeiro de 1979, narra que a obra foi erguida por um casal em agradecimento a Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete.
Inaugura em 11 fevereiro do mesmo ano, dia de N.S. de Lourdes, seria a prova da cura de um recém-nascido de nome Salomão.
Dois anos antes da inauguração, internado com meningite e pneumonia na Santa Casa de Misericórdia, o bebê havia sido desenganado pelos médicos.
Os pais, então, clamaram a presença de um padre na unidade de saúde para fazer o batismo do filho.
O casal não queria que o filho morresse como pagão.
Lá chegando, Padre Pedro Cometti, religioso influente da época, não só fez o batismo.
O padre invocou a fé da família à Nossa Senhora de Lourdes, a Santa dos enfermos.
Durante o encontro, Padre Cometti expressou sua intenção em homenagear as santas com a construção de uma gruta.
Dias seguidos de oração durante o período do bebê no hospital o levaram à cura.
Com o filho curado, os pais tomaram para si a ideia do padre.
A reportagem do Diário traz a foto da grupa em construção, mas o nome completo da criança e do casal foram mantidos em segredo.
Personagem na entrevista publicada no Diário, Padre Pedro Cometti, que atuou em Cuiabá a partir de 1963 e morreu em 1998, é tratado como a testemunha narradora do milagre.
Hoje, 47 anos depois, nada se sabe sobre a família.

A primeira reportagem reconta um milagre que foi notícia há 47 anos, em 1979
Não há registro documental, mas a história do milagre e da obra são de conhecimento de membros da igreja Senhor dos Passos.
Padre Deusdédit Almeida, pároco da Igreja Matriz de Cuiabá(Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá), conhece a história do milagre e da construção da gruta.
"Não temos registro, mas sabemos que Padre Pedro Cometti participou de forma direta, desde o hospital, passando pela cura até a construção da gruta", recorda o religioso.
Há anos é o Padre Deusdédit quem celebra as missas no templo de Senhor dos Passos.
Como na região central há poucos moradores – o comércio tomou conta do que era residência na década de 70 -, as missas acontecem somente durante o dia (quartas e quintas-feiras, às 12h).
RESTAURAÇÃO E ACESSO
No início deste ano, a gruta e as imagens foram restauradas. Neste mês, o local recebeu iluminação com cores natalinas.
Por ser uma área de passagem de pedestre e abrigo de moradores de rua, há mais de uma década a gruta está protegida por grades de ferro.
É possível contemplar o monumento e fazer orações aos pés das santas com autorização de gestores e passando por dentro da igreja Senhor dos Passos.
HISTÓRIAS DAS SANTAS
Nossa Senhora de Lourdes, é a santa invocada por pessoas que buscam cura. Santa Bernadete é a jovem para quem, em 1858, na França, Nossa Senhora de Lourdes apareceu e pediu que ela cavasse em um determinado ponto do solo onde, segundo a igreja, brotou uma fonte de água com poderes curativos.

Comentários