Urutau: fotógrafo faz belo registro da mãe-da-lua em chácara de Juara Registro foi feito pelo fotógrafo Valdeir de Sousa durante a lua cheia; ave é conhecida pela camuflagem e cercada de lendas populares.
Um urutau (Nyctibius griseus), conhecido popularmente como mãe-da-lua ou ave-fantasma, foi registrado pelo fotógrafo Valdeir de Sousa na chácara dele, em Juara (MT). O flagrante aconteceu durante a lua cheia da primeira noite do ano e chama atenção pelo alinhamento entre o pássaro e a lua no céu, que resultou em uma imagem impressionante.
Segundo Valdeir, o encontro ocorreu no quintal da propriedade. Mesmo com a presença de familiares no local, o urutau permaneceu por bastante tempo no mesmo ponto, demonstrando tranquilidade e ausência de estresse.
Um urutau, conhecido popularmente como mãe-da-lua ou ave-fantasma, alinhado com a lua cheia. – Foto: Valdeir de SousaAo Primeira Página, o biólogo especialista em aves Danilo Rangel explicou que, apesar de o encontro com um urutau não ser tão raro, registros como esse são admiráveis. Isso porque a espécie é conhecida pela habilidade de camuflagem, especialmente quando pousada em troncos, como aparece na imagem.
“Realmente é uma foto diferenciada pelo contexto. É uma ave difícil de ser vista por causa da camuflagem, e ele conseguiu um belo registro, o que torna a imagem ainda mais especial”, afirmou.
A espécie é conhecida pelos hábitos noturnos e pelo canto característico, que lhe rendeu o apelido de ave-fantasma. O urutau também está presente em diversas lendas e superstições. Uma delas diz que o canto do pássaro seria o choro de um bebê abandonado na floresta pela mãe, como forma de proteção contra uma doença que teria dizimado toda a comunidade onde vivia.
Outra narrativa conta a história de uma indígena que se apaixonou por um integrante de um povo rival; para impedir o relacionamento, o pai teria matado o rapaz. Sem poder viver o romance, a jovem fugiu e se transformou em uma ave que chora diariamente a perda do grande amor.
O próprio nome mãe-da-lua está ligado a esses mitos. No entanto, o biólogo reforça que nenhuma dessas histórias tem comprovação científica.
“‘Mãe-da-lua’ é um nome popular da ave. Há quem diga que seja porque ela canta durante a lua cheia, mas isso não é algo exatamente confirmado”, explicou.
Urutau, conhecido como mãe-da-lua ou ave-fantasma. – Foto: Valdeir de SousaEncontrado em praticamente toda a América do Sul e em parte da América Central, em biomas como Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado, o urutau é um animal é carnívoro e se alimenta principalmente de insetos, com a particularidade de só se alimentar enquanto está em voo.
Como não se adapta ao cativeiro, a espécie não é alvo do tráfico de animais silvestres e, por isso, é considerada pouco ameaçada.

Comentários