Divulgação de fake news sobre facção é investigada em Cáceres Segundo a Polícia Civil, publicação falsa tinha o objetivo de causar pânico e desinformação na população.
A divulgação de uma fake news sobre um suposto toque de recolher imposto por facção criminosa levou a Polícia Civil de Mato Grosso a identificar e conduzir à delegacia um casal suspeito de espalhar a informação falsa em Cáceres, nesta terça-feira (20). Segundo a investigação, a postagem teve o objetivo de causar pânico e desinformação na população.
O homem de 28 anos e a mulher, de 21, foram levados para prestar esclarecimentos e vão responder por apologia ao crime. As investigações continuam em andamento para apurar se há envolvimento do casal em outros delitos, incluindo a possibilidade de integração a organização criminosa.
Crime ocorreu em Cáceres e casal foi conduzido à delegacia – Seaf-MTAs apurações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e começaram no dia 17 de janeiro, após a circulação, nas redes sociais, da imagem de um comentário publicado em um perfil de notícias local. O conteúdo afirmava, de forma falsa, que uma facção criminosa teria determinado um toque de recolher à população do município.
Assim que tomou conhecimento da publicação, a Polícia Civil instaurou procedimentos para verificar a veracidade da informação e identificar os responsáveis pela divulgação. No curso das investigações, foi constatado, de forma preliminar, que a postagem foi feita por um único perfil, de maneira isolada, sem qualquer comprovação, com potencial de gerar insegurança social.
A partir dos elementos reunidos, os investigadores chegaram à identificação do casal envolvido na disseminação da fake news.
A Polícia Civil reforçou que não houve qualquer determinação de toque de recolher em Cáceres e alertou que a disseminação de informações falsas pode resultar em responsabilização criminal.

Comentários