Mato Grosso registra mais de 43 mil raios no fim de semana Somente no domingo (25), o estado contabilizou 40 mil raios.
Mato Grosso registou 43.042 raios entre sábado (24) e domingo (25), segundo a ClimaTempo. Conforme o levantamento, foram registrados 2.713 raios em todo o território mato-grossense no sábado, e no domingo, o número saltou de forma expressiva, com 40.329 registros descargas elétricas.
Mato Grosso registra mais de 4 mil raios no fim de semana. – Foto: Gabi Braz/Primeira PáginaSegundo a ClimaTempo, o Brasil é o país que mais registra raios no mundo. O fenômeno natural que ocorre devido ao acúmulo de cargas elétricas em nuvens de grande desenvolvimento vertical, as famosas Cumulonimbus, provoca anualmente, em média, mais de 100 mortes e um prejuízo que ultrapassa 1 bilhão de reais apenas em território nacional.
Na semana passada, um trabalhador rural de Cáceres (MT), morreu atingido por uma descarga elétrica quando trabalhava no campo. Ele e o cavalo em que estava montado não resistiram a intensidade.
Além disso, a empresária Nathalia Queiroz, de 29 anos, moradora de Cuiabá, e a colega Ludmilla Fernanda, de 20 anos, sentiram um impacto do raio que caiu durante o ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília (DF), nesse domingo (25).
As participantes chegaram de uma caminhada iniciada pelo deputado federal, Nicolas Ferreira (PL-MG) que terminou na Praça do Cruzeiro, reunindo cerca de 18 mil pessoas, segundo o mapeamento do Monitor do Debate Político, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common.
Como fica o tempo em Cuiabá?
A última semana de janeiro deve ser de muita chuva em Cuiabá. A previsão da ClimaTempo aponta para possibilidades de chuvas para o decorrer de toda a semana. Nesta segunda, pode chover até 2 milímetros. A temperatura máxima pode chegar a 31º C.

Comentários