Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 28 de Junho de 2012 às 15:50
Por: Joana Dantas

    Imprimir


O presidente da bancada da agropecuária no Congresso Nacional, deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), avaliou como positivo o conjunto de ações anunciado pelo governo federal para o Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, nesta quinta-feira (28.06).

Dentre as medidas destacadas pelo parlamentar estão o aumento de 7,5% nos investimentos para o agronegócio comparado à safra anterior. Serão R$ 115,2 bilhões, dos quais cerca de R$ 94 bilhões a juros controlados a 5,5% ao ano, disponibilizados para custeio e comercialização. E a ampliação da cobertura do seguro rural e do Proagro.

No entanto, para Homero, o compromisso de criar uma Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural - a fim de fomentar e organizar política capaz de disseminar e democratizar conhecimentos produzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aos pequenos e médios produtores, assumido pela presidente Dilma Rousseff, foi o anuncio mais importante durante cerimônia.

“Redução da taxa de juros, tendência verificada em todos os setores da economia, e mais crédito estimulam o setor. No entanto, a criação de uma agência de assistência rural, que não consta no plano, porém foi anunciada aqui, será um instrumento essencial de transferência de tecnologia da Embrapa para a atividade. E, mais do que anunciar, é fundamental que o produtor tenha acesso a essa política sem burocracia” observou o presidente.

Homero ressaltou ainda que esperava um plano que contemplasse medidas de médio e longo prazo para sanear gargalos logísticos e de infraestrutura. “No entanto, neste plano tivermos o diálogo do governo com o setor reestabelecido, um avanço, pois ainda temos muitos contenciosos como o Código Florestal, passivo rural e mudança nas leis trabalhistas para discutir”






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/48004/visualizar/