Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 19 de Junho de 2012 às 19:00

    Imprimir


Edivaldo de Sá/RepórterNews

O Prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga, receberá mais um prêmio importante de destaque nacional, desta vez outorgado por uma das mais conceituadas organizações do Brasil, a Fundação Abrinq, que lhe concederá o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, referente a gestão 2009-2012. Dos 1566 municípios brasileiros que aderiram ao programa, apenas 186 deles serão premiados, dos quais quatro são de Mato Grosso, entre eles está o município de Nortelândia.

Para o prefeito Neurilan Fraga, a escolha acaba aumentando a responsabilidade de todos os envolvidos na politica de valorização, respeito e direcionamento das crianças da sua cidade.

“Trabalhamos contundentemente na busca pelo bem estar das crianças, desenvolvendo diversos projetos importantes para que tenham uma melhor qualidade de vida” afirmou.

A administração municipal promove a inserção desta faixa etária nos programas de educação, saúde, cultura, lazer, formação profissional e inclusão digital de qualidade, e o premio na sua avaliação, fará aumentar a vigilância de todos, no sentido de continuar avançado e não permitir retrocessos no caminho percorrido.

Nortelândia foi até cerca de quase quatro anos atrás, era uma cidade com baixo índice de desenvolvimento humano, alto número de prostituição infantil, drogas e outras mazelas que a classificavam negativamente, mas após uma nova dinâmica administrativa, a realidade é outra por conta de houve uma evolução significativa na auto estima e qualidade de vida das pessoas. 

“Quero dividir mais este prêmio com toda equipe de funcionários, secretários e comunidade local, porque sozinho não chegaria onde chegamos” destacou Fraga.

 Em três anos e meio de governo, Nortelândia recebeu vários prêmios de destaque em nível nacional, como o Palma de Ouro em 2011, figurando entre as 100 melhores gestões educacionais do país, pelo melhor IDEB do Estado em 2010 nas séries iniciais, o prêmio de 100 melhores gestores municipais do país em 2010 e entre os 15 melhores em 2011, e nota 10 em educação pelo Tribunal de Contas, e o O prêmio “Juscelino Kubitscheck” (JK) por dois anos consecutivos.

A Fundação Abrinq - Save the Children, é uma organização social, sem fins lucrativos, que existe desde 1990, com a missão de promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente. O trabalho da Fundação Abrinq é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), pela Constituição Federal Brasileira (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

O programa Prefeito Amigo da Criança foi criado no ano de 1996, com o objetivo de comprometer o poder público municipal a implementar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, com o objetivo de contribuir para que as gestões avancem efetivamente. Os gestores municipais são chamados a elaborar, de forma participativa e integrada, o diagnóstico da situação da infância e da adolescência em seu município e construir uma visão de futuro, estabelecendo metas e um plano de ação com as prioridades para os quatro anos de sua gestão.

São vários itens avaliados pela comissão nos 4 anos de gestão, sendo o acesso à educação, saúde, cultura, lazer, proteção as crianças e os adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção contra diferentes formas de violência; sensibilidade e conscientização a sociedade, o setor público, as organizações sociais e as empresas a se posicionar e a participar das questões da infância e da adolescência junto a comunidade.

O prêmio será entregue no dia 27 de junho de 2012, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/48831/visualizar/