Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 17 de Junho de 2012 às 19:01
Por: Priscilla Vilela

    Imprimir


As exportações de carne bovina in natura brasileira ganharam novo fôlego e essa recuperação se deu em grande parte pela alavancagem das vendas ao exterior realizadas pelos produtores mato-grossenses. No âmbito nacional, o país teve um aumento desses registros em mais de 20% somente em maio, segundo constam análises.

Em um comparativo, somente o Estado contribuiu com 38,4%, com um registro em números panorâmicos de 14,8 mil toneladas, sendo este o melhor resultado registrado desde novembro do ano passado, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os números são explicados e atribuídos em parte à recuperação do dólar frente à moeda brasileira – o real – que terminou nos últimos meses por reduzir o preço da carne brasileira no exterior, favorecendo-a frente à concorrência. Acaba que o produto do país, além da qualidade, tem a melhor concorrência frente a valores.

Já na prática isso pode ser visto pelos embarques realizados à Venezuela, que devido ao embargo da Rússia a carne brasileira, tornou-se um dos grandes receptores, com representatividade de 70% do volume. O Oriente Médio, que anteriormente era um dos principais mercados de demanda, tiveram queda e hoje abocanham pouco mais de 33%.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/49060/visualizar/