Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Maio de 2012 às 15:48

    Imprimir


O quarto maior banco espanhol, Bankia, que pediu nesta sexta-feira uma ajuda pública recorde de 19 bilhões de euros, anunciou perdas de 3 bilhões de euros após revisão de suas contas de 2011.

O banco, que será nacionalizado quando receber a ajuda, havia publicado anteriormente um lucro de 309 milhões de euros em 2011, mas "os saneamentos realizados nas carteiras de crédito e a perda de ativos e de valor de mercado das participantes integradas ao Bankia geraram um resultado negativo em 2011 de 2,979 bilhões de euros", informou o grupo em um comunicado.

O Bankia foi, entre os grandes bancos, o mais exposto ao estouro da bolha imobiliária, com uma carteira de ativos de 37,5 bilhões de euros, dos quais a maior parte (31,8 bilhões) é problemática, devido ao fato de os créditos correrem o risco de não serem reembolsados, aos despejos, etc.

Paralelamente, o banco anunciou mudanças em seu conselho de administração, no qual permanecerá apenas um membro da equipe antiga, o diretor-geral Francisco Verdú.

O presidente da entidade, o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Rato, teve que se demitir e foi substituído por José Ignacio Goirigolzarri, antigo diretor do banco BBVA.

O novo conselho também será reduzido de 18 a 10 membros.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/51198/visualizar/