Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 25 de Maio de 2012 às 14:49

    Imprimir


A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta sexta-feira (25) dois assessores para a Comissão da Verdade, que vai investigar violações de direitos humanos ocorridas no período entre 1946 e 1988.

Foram nomeados o ex-subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves e o desembargador federal aposentado Manoel Lauro Wolkmer de Castilho. As nomeações estão publicadas na edição de hoje do "Diário Oficial" da União.

Também foi publicado no Diáro Oficial o decreto que cria 14 cargos que deverão assessorar os trabalhos da Comissão. De acordo com o texto, a equipe será formada por um secretário-executivo, três assessores técnicos e dez assessores.

Os cargos tem "caráter de transitoriedade" e estarão automaticamente extintos no dia 16 de maio de 2014.

O decreto, assinado pela presidente Dilma diz ainda que a Comissão da Verdade editará, no prazo de 60 dias, um regimento interno que vai detalhar o funcionamento do grupo e as competências da Secretaria-Executiva e da Assessoria.

COMISSÃO

A Comissão da Verdade é formada por sete integrantes: José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique), Gilson Dipp (ministro do STJ e do TSE), Rosa Maria Cardoso da Cunha (ex-advogada de Dilma Rousseff), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República no governo Lula), Maria Rita Kehl (psicanalista), José Paulo Cavalcanti Filho (advogado e escritor), Paulo Sérgio Pinheiro (ex-secretário de Direitos Humanos).

A instalação da Comissão da Verdade foi realizada na semana passada, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto. Além da presidente Dilma Rousseff, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney participaram do ato.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/51203/visualizar/