Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 25 de Maio de 2012 às 07:04
Por: Kamila Arruda

    Imprimir


Os secretários estaduais de Fazenda, Edmilson dos Santos, e de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, devem comparecer à Assembleia Legislativa no próximo dia 30 para prestar esclarecimentos a respeito do rombo de R$ 18 milhões da Conta Única do Estado e sobre a política de incentivos fiscais, respectivamente.

O requerimento de convocação foi feito pelo deputado estadual Percival Muniz (PPS), que também preside a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária do Legislativo. O parlamentar afirma que sempre encontra dificuldades quando solicita alguma informação para o Executivo. “O problema é que o Parlamento não consegue acompanhar os fatos porque o Executivo trata o Legislativo como um inimigo e tem o pensamento de que quanto mais negar informações, melhor”.

Segundo Muniz, quando surgiram comentários sobre desvio de dinheiro público da Conta Única, foi feito um requerimento solicitando informações a respeito das operações que vinham sendo realizadas. “Eu fiz o requerimento pedindo informações sobre a Conta Única e as operações que eram feitas por ofício. Mas esperaram estourar o caso e o dinheiro ser levado embora para me responder. De março, só chegou a resposta agora”, reclamou.

O socialista acredita que o caso já se encontra em boas mãos, sendo investigado pela Delegacia Fazendária, contudo afirma que é preciso ter cautela. “A pessoa, quando está acuada, pode falar o que sabe e o que não sabe para tirar as atenções. Mas pode ser verdade. Acredito que agora as coisas vão se esclarecer”.

Edmilson, por sua vez, afirma que irá atender ao chamado do deputado com tranquilidade, bem como responder a todos os questionamentos aos quais for submetido. O secretário prestou depoimento sobre o caso na última quarta-feira (23), contudo, teve seu nome citado durante depoimento da ex-coordenadora da Conta Única, Magda Mara Muniz Curvo, suspeita de chefiar o esquema.

Já com relação aos incentivos fiscais, o deputado suspeita que a liberação do benefício tenha se dado de maneira irregular às empresas City Lar, Novo Mundo, Sadia e Friboi. Por conta disso, requereu informações sobre estes processos ao secretário.

“Fiz um requerimento para o secretário e ele me respondeu que não podia passar as informações por se tratar de conta de sigilo fiscal. O Executivo deveria trabalhar com mais transparência. Como que a gente do Parlamento vai fiscalizar se não pode ter acesso às informações? Tudo isso que está acontecendo talvez poderia ser evitado”.

O secretário de Indústria, no entanto, afirma que os documentos podem ser consultados no jurídico da Pasta. “Eu respondi ao requerimento dele, mas, por uma questão de sigilo para com as empresas, não posso encaminhá-las para eles. Mas as informações destes processos, assim como de outros, estão disponíveis aqui para que ele possa manuseá-lo”, afirma Nadaf.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/51249/visualizar/