Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 10 de Maio de 2012 às 16:14

    Imprimir


A Assembleia Legislativa tem sido a responsável pela condução do diálogo entre o Governo do Estado e prefeitos. A afirmação é do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo de Sá (PSD), que salientou a importância do Poder Legislativo para a aproximação dos poderes constituídos durante a cerimônia de abertura do XXIX Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, realizada nesta quinta-feira (09.05), na sede da entidade.
 
O compromisso com a municipalidade dos deputados estaduais faz com que estes busquem o diálogo constantemente com o Poder Executivo Estadual para que as intervenções sejam promovidas nas 141 cidades de Mato Grosso. “O legislativo estadual tem sido parceira incansável, buscando diálogo com o governo e sendo o elo com os prefeitos”, afirmou.
 
Durante a cerimônia de abertura do encontro de prefeitos, que será realizado até esta sexta-feira (11.05), o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), reafirmou o compromisso com a municipalidade e defendeu a manutenção da parceria entre Governo do Estado, Poder Legislativo e AMM. “Este encontro é a oportunidade de aproximar prefeitos e vereadores da Assembleia Legislativa e do Poder Executivo. A AMM enfrenta um bom momento, pois está presente efetivamente nos municípios e devemos manter a parceria, juntos podemos muito e essa é a solução, até porque os municípios precisam do governo e vice-versa”, explicou.
 
Riva lembrou que participou do 1° Encontro de Prefeitos, realizado em 1983. “Vi a AMM surgir e prosperar. Hoje, vemos uma entidade a serviço dos municípios, ajudando os prefeitos na elaboração de projetos, o que contribui com o desenvolvimento das cidades. Antes, perdíamos recursos federais porque não tínhamos bons projetos e, atualmente, a realidade é outra. Por isso, defendo a política do planejamento e industrialização”, indicou o peessedista, que também cobrou a realização das reformas no Congresso Nacional e maior repasse do bolo orçamentário para atender as cidades.
 
Presente no evento, o governador Silval Barbosa (PMDB) aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de um programa de óleo diesel para atender os municípios e ajudar na recuperação das estradas, além de manutenção da parceria para o pagamento de engenheiros que atuam na elaboração de projetos na AMM. “A entidade é importante porque coordena as demandas das regiões e as reinvindicações dos prefeitos são feitas primeiramente na AMM. Vamos manter as parcerias, pois atualmente os gestores têm condições de fazer bons projetos e não perdemos recursos federais. Também buscamos soluções para regularizar o repasse na área de saúde.
 
O compromisso com o municipalismo também foi lembrado pelo vice-governador Chico Daltro (PSD). “O governador é municipalista e traz o governo para perto dos municípios, reconhecendo o trabalho da AMM. Na Assembleia Legislativa, os deputados cobram diariamente o investimento nas cidades. Quanto as principais reivindicações dos prefeitos e parlamentares, o chefe do executivo estadual já tomou para si a condução de solicitações como liberação das emendas, acelerar pendência nas áreas de saúde e pavimentação de estradas. São medidas que atendem pedidos de deputados e gestores”, salientou.
 
A união entre Assembleia Legislativa, Governo do Estado e AMM tem feito que os próprios prefeitos confiem na gestão estadual. Segundo Meraldo de Sá, praticamente todos os chefes do executivo municipal são filiados na entidade, mostrando que acreditam no trabalho. “Várias ações fizeram com que os prefeitos confiassem no nosso trabalho. Hoje, temos 46 engenheiros para executar projetos para as prefeituras, além de auxiliarmos nas certidões e convênios. O Cartão Prefeito, criado em nossa gestão, também mantém o gestor informado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52352/visualizar/