Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 08 de Maio de 2012 às 07:58
Por: Jamil Chade

    Imprimir


Tasso Marcelo/AE
Marin vai avaliar a lista de Mano Menezes antes da divulgação final dos convocados
Marin vai avaliar a lista de Mano Menezes antes da divulgação final dos convocados

Na opinião do presidente da CBF, José Maria Marin, Ronaldinho Gaúcho não deveria entrar na seleção que vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em julho. A convocação da seleção brasileira para os próximos amistosos para a composição final da lista da Olimpíada ocorre na sexta-feira. Marin já deixou claro que pretende ver a lista amanhã, 48 horas antes de ser anunciada ao público.

O cartola afirma que é de sua responsabilidade ainda evitar que o evento seja usado por empresários de jogadores para promover seus atletas e insiste que o objetivo terá de ser o de formar uma equipe de base com "espírito olímpico".

Marin garante que não quer ter acesso antecipado à lista de jogadores para incluir eventuais protegidos seus na lista de Mano Menezes. Para ele, sua vista ajudaria a evitar "elementos estranhos no grupo".

Em março, Mano anunciou uma lista de 52 jogadores que potencialmente poderiam ir a Londres, uma exigência do COI. O jogador do Flamengo aparecia na lista. Há quatro anos, em Pequim, Ronaldinho apostava justamente nos Jogos Olímpicos para relançar seu desempenho, o que não ocorreu.

Assim como para qualquer outro caso que pareça fora de contexto, Marin insiste que a comissão técnica terá de dar explicações para justificar se Ronaldinho aparecer na equipe. Mas deixa claro que, por ele, Ronaldinho "não iria".

Ronaldinho Gaúcho não seria o único visado e o que o cartola tentará é evitar que surpresas acabem ocorrendo, com a inclusão de jogadores desconhecidos e que seriam alvo de pressão de empresários, na esperança de promover certos atletas.

"Todos sabem quem são os melhores", indicou, apontando para exemplos como Lucas, do São Paulo, e Leandro Damião. "Já vimos listas que eu mesmo tinha dificuldade para saber quem era um determinado jogador", apontou. "A diferença é que eu sou do meio. Conheço todos os detalhes", indicou. "Não adianta me dizer que tal ou tal jogador está estourando num campeonato totalmente desconhecido. Conheço todos os truques", alertou.

A próxima convocação promete ser uma das mais importantes na era Mano, pelo menos desde a Copa América. Isso porque o treinador terá a partir do final de maio um bom tempo com a equipe. No próximo dia 26, em Hamburgo, o Brasil enfrenta a Dinamarca, em amistoso. Logo depois, viaja para enfrentar os Estados Unidos, no dia 30. Quatro dias depois, ainda joga contra o México e no dia 9 contra a Argentina. O período com a seleção é considerado como fundamental para preparar o grupo.

Marin insiste que a convocação terá um "caráter olímpico". Ou seja, a lista que o público conhecerá na sexta-feira vai ser formada por jogadores que serão testados para serem usados nos Jogos de Londres. O presidente indicou que quer dos jogadores "quase um espírito amador". "Não adianta ter só prestígio", declarou o presidente.

Marin rejeita a tese de que está mudando a forma pela qual a lista é divulgada e insinua que os demais presidentes da CBF também já tinham acesso às listas antes. A diferença, segundo ele, é que nunca admitiram.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52656/visualizar/