Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 04 de Maio de 2012 às 18:46

    Imprimir


Encontro foi realizado nesta sexta-feira na capital amazonense. Foto: Arnoldo Santos/Especial para Terra

Encontro foi realizado nesta sexta-feira na capital amazonense. (Foto: Arnoldo Santos/Especial para Terra)



O número de voluntários inscritos para os jogos da Copa do Mundo de 2014 deve superar os 90 mil, segundo estimativa do Comitê Organizador da Fifa. O cálculo foi um dos assuntos incluídos no 1º Seminário de Voluntariado da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, que começou na manhã desta sexta-feira em Manaus (AM). Todas as 12 cidades-sedes estão representadas com seus respectivos comitês organizadores, e a troca de experiências e planos é uma das prioridades do encontro.

"Um seminário como este é importante para a gente saber o que cada sede (cidade) está fazendo. Acho que isso não está muito claro para as pessoas, pois quando se fala em voluntariado é normal pensar que se trata de prestação de serviço para estar trabalhando e assistindo aos jogos. As pessoas não têm claro que isso envolve inclusive capacitação", comentou Tanise Pazzim, coordenadora da câmara temática sobre voluntariado da prefeitura de Porto Alegre.

De uma maneira geral, as sedes estão executando planejamentos conjuntos entre governos estaduais e prefeituras e paralelos às orientações da entidade máxima do futebol mundial. Os programas de voluntariado estão se dividindo entre as demandas da cidade e aquelas previstas pela Fifa.

"Hoje nós estamos apresentando oficialmente o que devemos fazer e, ao mesmo tempo, queremos ouvir que cada cidade está planejando para que, depois, possamos fazer um programa único que funcione em todas as sedes", disse Fábio Starling, gerente-geral da Fifa para relacionamento com as sedes.

E, pelo que foi apresentado, cada cidade tem casos bem localizados e até diferentes. Belo Horizonte, por exemplo, como vai receber jogos da Copa das Confederações, tem de estar com seu programa de voluntariado pronto já em 2013. "Por isso nós estamos já fazendo o levantamento das necessidades práticas de cada área de atuação dentro do município. E pelo que estamos vendo, as maiores demandas serão nas áreas de turismo e mobilidade", explica Alessandra Menezes, representante da prefeitura de Belo Horizonte.

Em Manaus, o governo do Amazonas anunciou para o segundo semestre deste ano o lançamento do edital de credenciamento de voluntários. Ao todo, serão 150 selecionados, oriundo das áreas de comunicação, geografia, história ou turismo, que tenham acima de 18 anos. Eles vão atuar em pontos localizados nos hotéis credenciados pela Fifa na cidade ou nos municípios do entorno dela.

"O nosso plano foi pensado sob o exemplo da Copa da África do Sul, da qual participamos como observadores. Muitos turistas ficaram sem informações simples como pontos turísticos a serem visitados. Por isso nossos voluntários vão atuar diretamente no atendimento ao turista nos hotéis credenciados pela Fifa", explicou Oreni Braga, presidente da empresa amazonense de turismo.

Uma das estratégias que o COL (Comitê Organizador Local) vai usar é pegar as experiências colhidas tanto na observação da copa sul-africana quanto na realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, para tentar executar um plano de voluntariado que dê certo em todas as sedes da mesma maneira. "Nós queremos criar uma cultura nacional de voluntariado", resumiu João Starling, que nos jogos do Rio 2007 era o coordenador do comitê de voluntariado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52744/visualizar/