Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Maio de 2012 às 05:15

    Imprimir


As tardes de terça-feira a sexta-feira são especiais para um grupo de dez mulheres, todas acima dos 50 anos, que frequentam o Espaço Vitória, no bairro Jardim Vitória em Cuiabá. Elas são alunas do curso de alfabetização e inclusão digital ofertado gratuitamente no local desde 2008. Por meio do software Luz do Saber, elas tem a oportunidade de aprender a ler e a escrever, ao mesmo tempo que descobrem as facilidades de usar um computador.

O programa de alfabetização é uma das atividades desenvolvidas no Espaço Vitória, do Instituto Centro de Vida – ICV, financiada pela Petrobras pelo programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Conta com o apoio da Casa da União Santa Luzia, que fornece o software e cede a monitora.

A monitora Terezinha Lopes explica que cada aluna tem seu tempo e que as atividades da alfabetização, baseada no método de Paulo Freire, são alternadas entre aulas teóricas, manuais e no computador. “Assim, elas vão perdendo o medo do computador”, explica. Em média, um adulto pode ser alfabetizado pelo software, acompanhado de um educador, em quatro meses. No caso das atuais alunas do Espaço Vitória, por serem um pouco mais maduras, o tempo às vezes é maior.

E nem sempre as idas ao Espaço servem apenas para a aprendizagem. É o caso da aluna Santinha Regina de Jesus, de 55 anos, que conta que no início achava as aulas difíceis mas hoje se alegra por coisas bastante simples, como conseguir ler o itinerário do ônibus que vai pegar sem receio de entrar no ônibus errado, como acontecia, de vez em quando, antigamente. “A família me estimulou e a monitora tem muita paciência, por isso já sei usar um pouco de computador e leio muitos livros”, conta Santinha emocionada.

Ir ao Espaço Vitória também serve a ela como terapia e lazer uma vez que tem um lugar social onde ela pôde fazer novas amizades, aprender coisas novas e passar o tempo. Muito do que ela não viveu por ter casado muito jovem, aos 15 anos, e não ter estudado, ela está desfrutando agora, na companhia das colegas.

Uma outra característica do programa de alfabetização oferecido no Jardim Vitória é a flexibilidade. Algumas alunas são avós que cuidam dos netos enquanto seus filhos trabalham, o que pode ser um empecilho para frequentar algumas instituições. Mas no Espaço Vitória os netos acompanham as avós nas aulas e têm oportunidade de fazerem aulas de reforço e inclusão digital também. Terezinha explica que, embora este não seja o foco do projeto, é uma forma encontrada para garantir a participação dos adultos.

Luz do Saber

O software Luz do Saber é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará com apoio do governo federal e do Centro Espírita União do Vegetal. Em Mato Grosso, a Casa da União Santa Luzia é a entidade vinculada ao centro espírita que divulga a utilização do software. Edilene Barros Lima, diretora de educação da Casa, explica que além do Espaço Vitória há o programa de alfabetização e inclusão digital na Casa da União Santa Luzia, em Cuiabá, além de outras cidades no interior do estado, como Barra do Garças e Alta Floresta.

Em nível nacional o programa é utilizado em vários estados. Além do Ceará, onde nasceu, o software foi incorporado de forma bastante intensa em Mato Grosso do Sul. A Casa da União está mantendo contatos com a prefeitura de Cuiabá e governo de Mato Grosso para universalizar o software em escolas públicas que tenham laboratórios de informática.

De acordo com Laerte de Souza Ferreira, presidente da Casa da União, a meta é expandir a utilização do Luz do Saber para as 150 casas da União do Vegetal espalhadas no Brasil e exterior, como já foi testado com sucesso em Portugal, recentemente. “Somos o braço beneficente da União do Vegetal e entre os nossos princípios estão o foco na saúde e educação. E quando vemos pessoas que a partir do Luz do Saber ingressaram nas escolas, nós tivemos a convicção de que estamos no caminho certo”, finaliza.

Serviços:
O programa Luz do Saber tem duas versões (infantil e adulto), ambas gratuitas e podem ser baixadas pelo site http://luzdosabereja.seduc.ce.gov.br/. A versão para adulto é composta por 213 atividades pedagógicas divididas em 19 aulas. Uma parte das atividades pode ser adaptada pelo professor dependendo do contexto de aprendizagem e de regionalidades dos alunos.

Quem quiser saber mais sobre como o Luz do Saber pode entrar em contato com a Casa da União Santa Luzia pelo telefone (65) 3661-5810 ou e-mail casadauniaosantaluzia@hotmail.com.

Já os moradores do Jardim Vitória e bairros vizinhos interessados na alfabetização podem procurar diretamente o Espaço Vitória (Av. José Estevão Torquato, 999) de terça a sexta-feira entre as 14 e 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (65) 3641-5382 ou pelo e-mail: espacovitoria@icv.org.br. (Ascom) W.S





Fonte: DO GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52810/visualizar/