Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Abril de 2012 às 19:47
Por: Alex Fama

    Imprimir


Um jovem chamado Oziel, 22 anos, morador de Lucas do Rio Verde, conseguiu arrecadar R$ 106,6 mil com doações, após postar um vídeo na internet. O dinheiro será utilizado para realização de uma cirurgia que vai reconstruir o seu rosto. O jovem teve um tipo de câncer raro e perdeu metade da face.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, sucesso da campanha se deve ao envolvimento de uma rede de "vlogueiros" (pessoas que mantêm blogs na internet em formato de vídeos). A campanha começou no dia 30 de março, quando o próprio jovem postou um vídeo caseiro contando sua história. No vídeo, ele mostra sua cara, relata detalhes da doença e pedia a ajuda dos internautas para a cirurgia.

O primeiro vídeo não teve muito acesso, mas outros "vlogueiros" aderiram a causa e ajudaram Oziel a disseminar o vídeo. O dinheiro arrecadado está sendo administrado pelo Rotary Club.

Segundo a reportagem, aos 9 anos, Oziel procurou um dentista para tratar uma carne esponjosa no dente. Foi encaminhou para um médico em Cuiabá que não soube diagnosticá-lo e receitou bochecho três vezes ao dia e antibiótico.

O caso piorou e três anos depois Oziel foi a São Paulo, onde foi diagnosticado o câncer raro. Fez várias cirurgias para retirar o tumor e tentou colocar enxertos para reconstruir o rosto, mas nada deu certo. Parou de estudar, pois não conseguia frequentar a escola e por onde passava era alvo de olhares e comentários.

Há dez anos o jovem usa uma máscara cirúrgica para cobrir o defeito no rosto. Mora com a mãe e ganha a vida vendendo espetinhos. "Antes eu me incomodava mais, hoje estou acostumado. Mas não vejo a hora de colocar a prótese e poder sair de casa sem máscara. Quero voltar a estudar e fazer faculdade".

A cirurgia será realizada no Instituto Branemark, em Bauru, entidade filantrópica especializada em reconstrução facial. Segundo a cirurgiã Raquel D"Aquino Caminha, o caso do jovem é bastante complexo e, por isso, não é possível afirmar quantas cirurgias serão necessárias. "Nosso objetivo é colocar as próteses e devolver a fisionomia do rosto de Oziel."






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/53495/visualizar/