Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 14 de Abril de 2012 às 07:09

    Imprimir


Sanecap, empresa de triste memória para os cuiabanos, deixará os serviços de água e esgoto
Sanecap, empresa de triste memória para os cuiabanos, deixará os serviços de água e esgoto
A CAB Cuiabá, nova empresa concessionária dos serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto em Cuiabá, começa sua operação no dia 16 de abril.

Absorvendo o quadro profissional da companhia municipal Sanecap, a CAB Cuiabá tem a meta contratual de universalizar o acesso à água tratada para 100% dos domicílios cuiabanos até 2015, nas 24 horas do dia.

Já a coleta e o tratamento de esgoto doméstico deverão ser universalizados até 2022. Somente nos cinco primeiros anos de operação o investimento em melhorias do sistema somará R$ 315 milhões.

“Nestes primeiros meses, iremos nos integrar à equipe da antiga Sanecap para avaliarmos a realidade que temos em Cuiabá. De forma paralela, os primeiros investimentos começam a ser feitos, porque temos muito trabalho a realizar para cumprir nossas metas”, observa o presidente da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily.

Atualmente, 99% dos moradores da área urbana de Cuiabá são atendidos com o fornecimento de água potável, mas somente metade da população dispõe de água todos os dias nas torneiras.

Apenas 39% do esgoto doméstico produzido são coletados na cidade, e somente 29% são tratados – o que significa que 70% do esgoto produzido pelos cuiabanos são despejados in natura no Rio Cuiabá.

CONCESSÃO - O contrato de concessão dos serviços de saneamento em Cuiabá tem duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Ao fim do contrato, patrimônio, bens, móveis e imóveis que passam a ser administrados pela CAB Cuiabá retornam ao Município.

O valor da conta de água será reduzido em 0,5% a partir do dia 16 de abril, quando a CAB Cuiabá começa a operar.

Significa que quem consumir até 10 m³ por mês (volume equivalente a dez caixas de 10 mil litros) terá uma conta de R$ 19,80, por exemplo.

Somente a partir de 2013 a empresa concessionária pode pleitear reajustes na tarifa de água, desde que autorizados pela Agência Municipal de Água e Saneamento (Amaes) da capital.

A CAB Cuiabá é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para administrar o serviço de saneamento de Cuiabá. Integra um grupo empresarial com experiência no setor – a CAB ambiental (Companhia Águas do Brasil), que soma 17 operações no Brasil, incluindo cinco em Mato Grosso, nas cidades de Alta Floresta, Canarana, Colíder, Comodoro e Pontes e Lacerda.

A CAB ambiental, por sua vez, faz parte do Grupo Galvão, uma das cinco maiores companhias do setor de infraestrutura do Brasil. (Com Assessoria – CAB)




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54392/visualizar/